O negócio vai ajudar empresas a aumentarem o consumo de energia solar – limpa e renovável-, por meio da construção, implementação e operação de parques solares de última geração
Por Juliana Albuquerque
A holding familiar Evipar diversificou seu portfólio de investimentos. Agora, além de contar com ativos estratégicos de empresas de saúde, segmento imobiliário, private equity, agribusiness, tecnologia e inovação, investe no segmento de geração solar. O novo modelo de negócios se dá por meio de uma parceria inédita com a Solar Americas Capital, empresa criada por dois brasileiros no Reino Unido, no ano passado, que chega ao mercado brasileiro com a missão de criar um portfólio com 2 GW de usinas solares.
Desse montante, 50% da capacidade será instalada no Nordeste por conta da irradiação solar, disponibilidade de áreas e mão de obra, infraestrutura e logística.
“Devemos gerar mais de 1.000 posições de trabalho indiretas junto aos fornecedores que irão construir as usinas”, revela Eustacio Vieira Filho, acionista da Evipar, Investimentos e Participações, que também participa do conselho da Solar Americas.
Ainda segundo Vieira, embora a Evipar desfrute de uma reputação longa em investimentos responsáveis nos setores de saúde e imobiliário, o modelo cliente-investidor da Solar Americas atraiu a atenção do grupo pernambucano. “Esperamos poder contribuir para o sucesso e a expansão da Solar Americas no Brasil”, disse Vieira.
Segundo o cofundador e CEO da Solar Americas, Tiago Alves, a empresa disponibiliza um modelo de negócios atrativo para os investidores, pois traz transparência e gera valor para empresas parceiras, ao mesmo tempo que permite a monetização e construção de ativos para o longo prazo.
“Existe uma excelente oportunidade para nossos parceiros corporativos e investidores na medida em que fazem parte de um portfólio maior, sem o risco de estarem sozinhos no processo”, afirma Tiago Alves.
Para Luiz Silva, que junto com Tiago Alves é cofundador e CEO da Solar Americas, o objetivo é ajudar as empresas a aumentarem seu consumo de energia solar, limpa e renovável, por meio da construção, implementação e operação de parques solares de última geração. Além disso, a Solar Americas pode adquirir parques solares existentes e prestar consultoria para compensar as emissões de carbono.
“A construção de uma usina solar requer experiência e foco que muitas empresas médias não possuem internamente e seria pouco eficiente adquirir. Nós temos o conhecimento e as parcerias necessárias para realizar a estruturação financeira, projetos, construção e operação, tirando esse peso de nossos clientes-investidores”, finaliza Silva.