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Azul anuncia data para retorno de voos com jatos em Noronha

Azul manterá 18 frequências semanais em cada direção, totalizando cerca de 4.900 assentos por semana.
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Os voos da Azul para Fernando de Noronha serão realizados com aeronaves Embraer E2, com capacidade para até 136 passageiros. Foto: Embraer/Divulgação

A partir de 7 de maio, a Azul Linhas Aéreas retomarás as operações com aeronaves a jato no arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, com voos entre o Aeroporto Internacional do Recife – Gilberte Freyre e Governador Carlos Wilson.

A companhia manterá 18 frequências semanais em cada direção, conforme a alocação de capacidade definida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), totalizando cerca de 4.900 assentos semanais. Os voos serão feitos com aeronaves Embraer E2, com capacidade para até 136 passageiros.

A retomada das operações com o Embraer E2 acontecerá após a recente liberação ANAC para a operação de aeronaves a jato no Aeroporto Governador Carlos Wilson, publicada na segunda-feira (17). As aeronaves deste tipo não estavam autorizadas a operar no aeródromo por causa risco de sucção de detritos da pista, que passa por obras desde 2022.

O gerente geral de Planejamento Estratégico, Malha e Alianças da Azul, Vitor Silva, avaliou como positiva a retomada das aeronaves a jato em Fernando de Noronha. “Para a Azul, o retorno das operações com aeronaves a jato significa um avanço importante e contribuirá, sobretudo, com o desenvolvimento turístico e econômico da ilha devido maior capacidade de passageiros e carga”, afirmou.

O executivo também ressaltou as ações da cia aérea durante o período de restrição imposto pela Anac. “Por todo esse período de ajuste na pista do aeródromo, a Azul não mediu esforços para garantir aos moradores, trabalhadores e turistas suas operações na ilha, cuja presença é histórica e muito próxima. Foram inúmeros voos extras, de carga, de emergência e de fretamento que movimentaram a economia da Ilha, bem como o trânsito de pessoas para o continente”, afirmou.

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Frequência de voos da Azul para Fernando de Noronha

A partir de 7 de maio, os voos da Azul entre Recife e Fernando de Noronha seguirão três horários.

As partidas de Recife ocorrerão diariamente às 8h05, e às 13h25. Além disso, haverá um voo às 12h05 às segundas, quartas, sextas e domingos.

No sentido contrário, as decolagens de Fernando de Noronha também serão em três horários: diariamente às 11h10 e 16h30, além de uma frequência às 15h10 às segundas, quartas, sextas e domingos.

Fernando de Noronha voltará a receber voos de jatos após dois anos

Avião da Latam em Fernando de Noronha voos
Aeronaves voltarão a operar após fim de restrição da Anac. Foto: Acervo ATDEFN

Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou na última segunda-feira (17) a suspensão provisória da medida que restringia esse tipo de operação desde outubro de 2022, quando a pista do aeródromo apresentou riscos de segurança.

A proibição foi imposta devido à possibilidade de que os motores a jato aspirassem detritos soltos na pista, aumentando o risco de acidentes. Desde então, apenas aviões turboélices estavam autorizados a operar no arquipélago. Agora, após obras iniciais realizadas pelo Governo de Pernambuco e pela concessionária responsável pelo aeroporto, a pista passou por melhorias e recebeu uma nova sinalização provisória, permitindo a retomada gradual dos voos com jatos.

Apesar da liberação, as obras no aeroporto de Fernando de Noronha – conduzidas pela concessionária do terminal, Dix Aeroportos, e pelo governo de Pernambuco – ainda não foram finalizadas. A recuperação completa da pista está prevista para acontecer até dezembro de 2025, conforme o cronograma apresentado pelo governo estadual.

“Essa retomada é um avanço importante para Pernambuco e para o Brasil. Fernando de Noronha é um dos destinos mais procurados do país e garantir mais conectividade significa fortalecer o turismo e a economia local”, reiterou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho

Mesmo com a liberação parcial, os passageiros ainda devem ficar atentos a possíveis ajustes no cronograma das companhias aéreas, já que a autorização depende do cumprimento das exigências da Anac. Enquanto isso, as obras seguem para garantir que o aeroporto opere com segurança total nos próximos anos.

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