
Sergipe quer se transformar num polo de indústrias farmacêuticas, dando incentivos fiscais para que elas se instalem no Estado. Esse trabalho está sendo feito pela Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE), cujos representantes têm prospectado clientes, ao visitar feiras em diversos pontos do país e nas próprias sedes das empresas, como aconteceu em Aparecida de Goiânia. Foi neste município de Goiás que a agência conseguiu captar a Equiplex, empresa do H. Egídio Group, que será instalada em Itaporanga D’Ajuda, cidade a 30 quilômetros de Aracaju. O investimento é de R$ 450 milhões.
O diretor de atração de investimento e relações internacionais da Desenvolve-Se, Ademário Alves, disse que tem levado as potencialidades de Sergipe para as diversas empresas. Ao conversar com empresários, ele destaca a localização estratégica do estado pois, num raio de 500 quilômetros, é possível atender cerca de 300 milhões de pessoas. Ademário ressalta que, além da indústria, é importante trazer os setores de logística e distribuição. “É preciso rapidez para escoar os produtos e aqui é utilizado o modal rodoviário”, disse.
Com um book de investimentos na bagagem, elaborado por técnicos e economistas da agência, Ademário Alves participou de feiras do setor farmacêuticos e tem agenda para os meses de março e abril em São Paulo, Santa Catarina e novamente em Goiás. Em São Paulo, que concentra as maiores empresas do ramo, haverá uma feira nacional do setor.
“Nestas próximas visitas, vamos dizer que já existe uma empresa e as novas poderão se beneficiar também se vierem conosco. E aí, o estado vai aprendendo com estes empreendimentos. Oferecemos localização, buscamos qual a política fiscal que precisamos adotar, o regime tributário para essa atividade, dentre outros detalhes”, explicou Ademário.
Outros interesses além do farmacêutico
Embora a atração de indústrias farmacêuticas seja o foco do Desenvolve-SE, ele não é o único. A agência trabalha na captação de empresas de tecnologia da inovação, comércio exterior, pois está sendo criar as ZPEs, mineroquímico e fertilizantes, turismo, centros logísticos, bens de consumo e turismo.
Para atrair empresas para Sergipe, o governo criou em 2001, o PSDI (Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial), cujo objetivo foi promover o desenvolvimento da indústria por meio de incentivos fiscais para aqueles que desejassem instalar em terras sergipanas.
De acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), que gerencia o PSDI, em 2023 e 2024 foram atraídas 44 empresas para Sergipe, que somam mais de R$ 1,28 bilhão de investimentos, com geração de 2.500 empregos diretos.
Investimentos da H. Egídio

E entre as que viram que investir em Sergipe é um bom negócio está a Equiplex, indústria farmacêutica com mais de 38 anos de experiência, especializada na produção de medicamentos de alta qualidade, incluindo soluções parenterais de pequeno volume, como ampolas de soro utilizadas em hospitais e clínicas. A empresa oferece uma variedade de produtos, totalizando mais de 8 mil itens, atendendo a mais de 5 mil clientes no Brasil e na América Latina.
A indústria ampliou, no ano passado, sua capacidade produtiva com a inauguração de uma nova linha de produção de soluções parenterais, dobrando a produção de 20 mil para 40 mil unidades por hora.
Apesar de não ter iniciado a construção da Equiplex, em Itaporanga D’Ajuda, o H. Egídio Group adquiriu em Sergipe, em dezembro do ano passado, a Mais Saúde, transformando-a na nova unidade matriz da Hospdrogas, distribuidora de produtos hospitalares, localizado no bairro Grageru, na zona sul de Aracaju.

O objetivo da Hospdrogas é fortalecer a presença do grupo no Nordeste, melhorando a logística de distribuição de produtos de saúde e ampliando a capacidade de atendimento de mais de 3.300 municípios em oito estados, com entregas em até 24 horas, num raio de 500 quilômetros. A empresa terá um condomínio logístico da Transplexlog, também em Itaporanga,
O H. Egidio Group está presente em boa parte do país com mais de 5 mil clientes ativos. São atendidos pelas empresas Equiplex (fabricação e distribuição de medicamentos injetáveis hospitalares), Hospdrogas (distribuição de medicamentos), Transplex Log (armazenamento e operações logísticas); H. Company (tecnologia), H. Trade (importação e exportação) e HT3 (investimentos e finanças). As ações na área social estão a cargo do Instituto Hebrom.
Leia também: