Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Instituto Conceição Moura: 10 anos de impacto social em Belo Jardim

As ações do Instituto Moura incluem ações dentro da agenda ESG da Baterias Moura, contribuindo para uma educação de mais qualidade em Belo Jardim
Instituto Conceição Moura desenvolve várias ações dentro da agenda ESG da Baterias Moura em Belo Jardim. Foto: Baterias Moura/Divulgação

O Instituto Conceição Moura celebra 10 anos de ações sociais em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco. Em um evento no JCPM Trade Center, no Recife (PE), nesta quarta-feira (12/02), serão apresentados os resultados de suas ações estruturadoras. Os projetos desenvolvidos nesta década integram de forma prioritária a agenda ESG da empresa Baterias Moura, especialmente no âmbito social. No período, o Instituto alcançou mais de 427 mil inscrições em seus projetos e ações. Somente em 2024, foram investidos mais de R$ 5 milhões nos seus quatro eixos de trabalho.

A organização tem foco em quatro eixos de atuação: educação de qualidade, primeira infância, artes, cultura e formação de Jovens do município, atuando para colocar Belo Jardim entre as 10 melhores cidades de Pernambuco no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Para o próximo ano, o Instituto está construindo uma nova escola de ensino integral no município.”É tempo de comemorar as conquistas, mas também de olhar para o futuro, expandindo o nosso impacto ao preparar o terreno para uma nova geração de cidadãos críticos e engajados no desenvolvimento sustentável de suas comunidades. O trabalho não para”, afirma a presidente do Instituto, Taciana Moura.

Em construção, a nova escola de educação integral será entregue ao poder público para atender, a partir de 2026, 300 estudantes em áreas de vulnerabilidade social. A unidade representará um acréscimo de 4% no número de matrículas do ensino fundamental da cidade.

- Publicidade -

Avança IDEB

O investimento está vinculado ao Avança IDEB, iniciativa que tem como propósito mudar completamente o atual cenário da educação de Belo Jardim, fazendo com que a cidade entre no ranking das dez melhores do Estado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Alinhada com a missão de criar uma educação mais inclusiva e transformadora, a iniciativa incorpora o aperfeiçoamento de habilidades cognitivas e socioemocionais.

As iniciativas do Instituto contemplaram mais de 1.490 estudantes e educadores, assegurando”a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”, como preveem as metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 da ONU.

Em parceria com a Prefeitura de Belo Jardim, atualmente, o Instituto apoia 4 escolas de ensino em tempo integral, sendo 3 localizadas na zona urbana e uma na zona rural. Nessas unidades, foi implementada uma metodologia que valoriza o protagonismo de crianças e adolescentes no processo de aprendizagem.

Para oferecer suporte aos educadores, em paralelo, o Instituto Conceição Moura intensificou o trabalho de formação de professores e gestores da rede municipal, através da consultoria com o Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE).

Desde 2014, o percurso educacional promovido pelo Instituto Conceição Moura é amplo e abrange diversas fases, desde a primeira infância, passando pelo ensino fundamental e médio, até o técnico e superior, sempre em parceria com instituições públicas, privadas e da sociedade civil.

Com a finalidade de reduzir as lacunas na base educacional, o Instituto, em parceria com o Alicerce Educação, lançou o Projeto Jovens do Futuro em 2024. A iniciativa visa oferecer reforço escolar em disciplinas como português e matemática, além de trabalhar com o desenvolvimento de um projeto de vida para os participantes.

A organização desenvolve ações que beneficiam a primeira infância, incluindo desde a prática educativa à formação de professores do município. Foto: Baterias Moura/Divulgação

Ações na primeira infância

A organização desenvolve ações que contribuem para o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos, fortalecendo as famílias e a comunidade no cuidado responsivo. Este ano, o trabalho será direcionado à formação continuada dos professores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs).

A partir da implantação de práticas educativas que assegurem o direito ao brincar, busca-se sensibilizar os adultos responsáveis pelo cuidado das crianças sobre a importância dessa fase decisiva do desenvolvimento. A intenção é ampliar o impacto do projeto, beneficiando aproximadamente 2.600 crianças ao longo do ano.

Para se ter uma ideia do impacto de algumas ações, em 2024, o Festival Adoleta contemplou 1.462 crianças com atividades recreativas e culturais, enquanto a Semana do Brincar envolveu 69 educadores e mais de 600 crianças.

Arte, robótica e sustentabilidade no dia a dia

A instituição também atua fortemente em outras frentes que complementam o aprendizado, como a Escola de Artes Integradas que oferece, gratuitamente, cursos de música e teatro a crianças e adolescentes. Desde que foi implantada, em 2022, a área de arte e cultura do instituto já envolveu mais de 26 mil pessoas, incluindo eventos, como a Mostra Ser de Teatro, que alcançou 630 espectadores, e o Festival Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim (Cine Jardim), que recebeu 1.000 participantes.

Na área de ciência e tecnologia, o Território do Fazer é o projeto de robótica educacional que estimula o desenvolvimento de soluções para os problemas da comunidade. No ano passado, foram desenvolvidos mais de 10 projetos de robótica, além de capacitação para jovens em eletrônica, programação e modelagem 3D.

Já a sustentabilidade também está no centro da atuação do Instituto Conceição Moura, com projetos como o Abrace o Rio Bitury, que no ano de 2024 envolveu 6.769 estudantes em ações de preservação ambiental.

O Instituto foi uma iniciativa de Dona Conceição Moura, cofundadora da Moura, que pensou em construir um futuro de autonomia e oportunidades para as próximas gerações na cidade em que até hoje é a sede da empresa no Agreste pernambucano.

Leia também

Azul inicia vendas de passagens para a nova rota Recife-Porto

Nova regra para armazenamento de energia sai em maio

ONS propõe expansão da infraestrutura de energia e causa debate

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -