O Governo de Sergipe firmou um contrato no valor de R$ 928 mil com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) para oferecer cursos a 580 pessoas de 14 municípios sergipanos, em diversas áreas do setor agrícola. O contrato foi assinado neste final de semana, durante a quarta edição do Sealba Show, evento realizado em Itabaiana, na região Agreste. O secretário de Estado do Trabalho, Jorge Teles, explicou que a formulação deste contrato surgiu após o governo ouvir as demandas de empresários e agricultores.
Dentre os cursos que serão oferecidos para o setor agro estão os de operador de trator agrícola, operador de retroescavadeira, operador de motoniveladora, operador de colheitadeira de grãos com tecnologia embarcada, operador de drone, formação para operador de guindaste hidráulico articulado e formação para operador de empilhadeira.
“Nesses cursos para o setor agro, estamos priorizando os municípios produtores de grãos, especialmente milho e arroz”, afirmou Jorge Teles. Dados da Secretaria de Estado da Agricultura mostram que, em 2024, Sergipe apresentou a maior produtividade nacional de grãos, com uma produção média de 5.107 kg/ha, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A produção total de grãos também registrou crescimento, passando de 978 mil toneladas na safra 2023/24 para 981,1 mil toneladas, o que representa um aumento de 0,3%.
“Firmamos um grande contrato com o Sest/Senat para a qualificação de profissionais na área da agricultura, com cursos voltados para o aperfeiçoamento de profissionais que ocuparão os postos de trabalho tecnológicos que estão sendo criados nesse setor. O governo tem dedicado atenção a este segmento da economia, que está se desenvolvendo rapidamente e cada vez mais demandando profissionais altamente qualificados”, destacou o secretário.
Os municípios que irão receber os cursos são: Aracaju, Boquim, Capela, Carira, Frei Paulo, Ilha das Flores, Itabaiana, Japaratuba, Lagarto, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora da Glória, Simão Dias e São Cristóvão. Cada cidade contará com uma oferta variada de cursos, com cerca de 30 turmas, cada uma com 20 inscritos.
Destaque no Agro
A superintendente do Sest/Senat, Danielle Queiroz, destacou a necessidade de mão de obra especializada em tecnologia para o campo. “Sergipe tem crescido bastante e se destacado no setor agropecuário, e os produtores têm sentido a falta de profissionais qualificados, especialmente para a operação de maquinários agrícolas”, afirmou.
Danielle Queiroz acrescentou que “o Governo do Estado, atendendo a essa demanda, está promovendo a qualificação profissional, pois a tecnologia chegou ao campo, e os municípios de Sergipe serão beneficiados com isso. A Secretaria do Trabalho está liderando o modelo de inscrição, e a intenção é expandir a oferta de cursos após a capacitação dos 580 inscritos”, pontuou.
Leia também: Governo de Sergipe anuncia leilão de bens inservíveis