Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Chuvas causam alagamentos e colocam Recife e Maceió em estado de alerta

Segundo alerta do Inmet, chuvas podem ultrapassar os 100 mm em faixa litorânea que vai de Alagoas ao Rio Grande do Norte
Chuvas em Maceió
Avenida Fernandes Lima, uma das principais vias de Maceió, ficou completamente alagada com as fortes chuvas. Foto: Cortesia

As cidades de Recife e Maceió enfrentam uma quarta-feira (5) de caos, trânsito lento e pontos de alagamento devido às fortes chuvas que caem na região desde o final da tarde de terça-feira. Em Maceió choveu em duas horas o que era esperado para todo o mês de fevereiro e em Recife, ao longo de 12 horas, a precipitação foi 140% acima do previsto para o mês.

A chuva no Recife teve início na noite desta terça-feira (4) e se intensificou ao longo da manhã desta quarta-feira. Segundo o Centro de Operações do Recife (COP) foram registrados 129 mm de chuva até as 11h 30 na estação de medição que fica no bairro do Cordeiro. Segundo o COP, o volume de chuvas corresponde a 141,15% do total esperado para todo o mês de fevereiro.

Na estação da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) da Avenida Cruz Cabugá, na área central da Cidade, o total no mesmo período chegou a 121,3 mm. Já na estação do Torreão, na Zona Oeste do Recife, no mesmo período foram registrados 117,8 mm. A quantidade de água acima do previsto colocou a cidade em alerta máximo e a Prefeitura do Recife orientou que a população evitasse sair de casa.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho, o nível máximo. Segundo o órgão, são esperados ao longo do dia mais de 100 milímetros de chuva no Recife, Região Metropolitana e todo o Litoral de Pernambuco.

Chuvas em Recife
A quantidade de água acima do previsto fez a Prefeitura do Recife colocar a cidade em alerta máximo. Foto: Davi Queiroz/Folha de Pernambuco

Chuvas causam interrupção em linhas do metrô e abastecimento de água

A chuva também levou a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) a acionar o Protocolo de Segurança de Abastecimento em áreas de morro da Região Metropolitana do Recife, suspendendo o abastecimento de água áreas de morro e em localidades planas que são atendidas pelos sistemas situados em pontos considerados de risco.

- Publicidade -

Com isso, diversos pontos nas cidades do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Abreu e Lima, Camaragibe e Goiana terão o abastecimento suspenso.

As operações da Linha Centro do metrô foram interrompidas às 9h20 desta quarta-feira (5) devido ao alagamento de trechos da linha férrea e das áreas próximas a algumas estações. Segundo Salvino Gomes, assessor de comunicação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Recife, a medida foi adotada para evitar possíveis danos aos equipamentos elétricos do sistema e, consequentemente, reduzir transtornos para a população.

Ainda de acordo com o porta-voz da CBTU, o sistema elétrico foi religado após a interrupção das chuvas, e um novo posicionamento do corpo técnico deverá ser emitido no fim da tarde de hoje. A companhia também informou que realizou a retirada dos passageiros da Linha Centro. Já a Linha Sul do metrô segue operando normalmente.

Bairros ficam alagados com volume acima do previsto de chuvas em Maceió

A capital alagoana amanheceu embaixo de chuva, que foi se intensificando ao longo do dia. Segundo a Defesa Civil de Maceió, a cidade recebeu em poucas horas 79 mm de chuva, quase o total previsto para fevereiro, que era de 80 mm.

Por conta do volume de água, diversos bairros ficaram alagados e as principais avenidas da cidade sofreram com grandes congestionamentos devido aos alagamentos.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) emitiu aviso meteorológico com previsão de chuvas intensas e ventos fortes para as regiões do Litoral, Zona da Mata, Baixo São Francisco e parte do Agreste alagoano. O alerta tem validade até quinta-feira (6).

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, a cidade registrou 23 ocorrências somente no período da manhã, sendo oito desabamentos parcial de residência e sete por alagamentos. Três pessoas estão desabrigadas e serão encaminhadas à abrigos da cidade.

Chuva e trânsito em Maceió
Avenida Leste-Oeste, em Maceió, ficou parada após barreira deslizar e barro se espalhar pela pista. Foto: Cortesia

A equipe da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (Spden), da Semarh, segue monitorando as condições meteorológicas e poderá emitir novos avisos ou alertas caso haja intensificação das chuvas ou mudanças nos modelos de previsão.

Já no interior do estado, a Semarh registrou acumulado significativo de chuvas nas cidades de Barra de São Miguel (111 mm), Roteiro (103 mm), Jequiá da Praia (64,2 mm), Passo de Camaragibe (58,8mm) e São Luiz do Quitunde (46,6).

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) informou que suspendeu as aulas nos campus de Maceió e Rio Largo devido às condições climáticas.

Nordeste tem alerta de chuvas fortes

Segundo o aviso do Inmet, as chuvas previstas para o Nordeste se estendem na faixa litorânea que vai de Alagoas até o Maranhão. O volume de chuvas pode chegar a 100 mm, além de ventos intensos que podem chegar a 100 km/h, o que deixa toda a região em alerta de perigo para alagamentos, quedas de árvores e de descargas eleétricas. Já Recife e a Região Metropolitana estão em alerta de grande perigo, já que as chuvas podem superar os 100 mm ao dia.

Leia mais: Municípios devem atualizar cadastro no Mapa do Turismo Brasileiro de 2025

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -