As cidades de Recife e Maceió enfrentam uma quarta-feira (5) de caos, trânsito lento e pontos de alagamento devido às fortes chuvas que caem na região desde o final da tarde de terça-feira. Em Maceió choveu em duas horas o que era esperado para todo o mês de fevereiro e em Recife, ao longo de 12 horas, a precipitação foi 140% acima do previsto para o mês.
A chuva no Recife teve início na noite desta terça-feira (4) e se intensificou ao longo da manhã desta quarta-feira. Segundo o Centro de Operações do Recife (COP) foram registrados 129 mm de chuva até as 11h 30 na estação de medição que fica no bairro do Cordeiro. Segundo o COP, o volume de chuvas corresponde a 141,15% do total esperado para todo o mês de fevereiro.
Na estação da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) da Avenida Cruz Cabugá, na área central da Cidade, o total no mesmo período chegou a 121,3 mm. Já na estação do Torreão, na Zona Oeste do Recife, no mesmo período foram registrados 117,8 mm. A quantidade de água acima do previsto colocou a cidade em alerta máximo e a Prefeitura do Recife orientou que a população evitasse sair de casa.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho, o nível máximo. Segundo o órgão, são esperados ao longo do dia mais de 100 milímetros de chuva no Recife, Região Metropolitana e todo o Litoral de Pernambuco.
Chuvas causam interrupção em linhas do metrô e abastecimento de água
A chuva também levou a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) a acionar o Protocolo de Segurança de Abastecimento em áreas de morro da Região Metropolitana do Recife, suspendendo o abastecimento de água áreas de morro e em localidades planas que são atendidas pelos sistemas situados em pontos considerados de risco.
Com isso, diversos pontos nas cidades do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Abreu e Lima, Camaragibe e Goiana terão o abastecimento suspenso.
As operações da Linha Centro do metrô foram interrompidas às 9h20 desta quarta-feira (5) devido ao alagamento de trechos da linha férrea e das áreas próximas a algumas estações. Segundo Salvino Gomes, assessor de comunicação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Recife, a medida foi adotada para evitar possíveis danos aos equipamentos elétricos do sistema e, consequentemente, reduzir transtornos para a população.
Ainda de acordo com o porta-voz da CBTU, o sistema elétrico foi religado após a interrupção das chuvas, e um novo posicionamento do corpo técnico deverá ser emitido no fim da tarde de hoje. A companhia também informou que realizou a retirada dos passageiros da Linha Centro. Já a Linha Sul do metrô segue operando normalmente.
Bairros ficam alagados com volume acima do previsto de chuvas em Maceió
A capital alagoana amanheceu embaixo de chuva, que foi se intensificando ao longo do dia. Segundo a Defesa Civil de Maceió, a cidade recebeu em poucas horas 79 mm de chuva, quase o total previsto para fevereiro, que era de 80 mm.
Por conta do volume de água, diversos bairros ficaram alagados e as principais avenidas da cidade sofreram com grandes congestionamentos devido aos alagamentos.
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) emitiu aviso meteorológico com previsão de chuvas intensas e ventos fortes para as regiões do Litoral, Zona da Mata, Baixo São Francisco e parte do Agreste alagoano. O alerta tem validade até quinta-feira (6).
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, a cidade registrou 23 ocorrências somente no período da manhã, sendo oito desabamentos parcial de residência e sete por alagamentos. Três pessoas estão desabrigadas e serão encaminhadas à abrigos da cidade.
A equipe da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (Spden), da Semarh, segue monitorando as condições meteorológicas e poderá emitir novos avisos ou alertas caso haja intensificação das chuvas ou mudanças nos modelos de previsão.
Já no interior do estado, a Semarh registrou acumulado significativo de chuvas nas cidades de Barra de São Miguel (111 mm), Roteiro (103 mm), Jequiá da Praia (64,2 mm), Passo de Camaragibe (58,8mm) e São Luiz do Quitunde (46,6).
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) informou que suspendeu as aulas nos campus de Maceió e Rio Largo devido às condições climáticas.
Nordeste tem alerta de chuvas fortes
Segundo o aviso do Inmet, as chuvas previstas para o Nordeste se estendem na faixa litorânea que vai de Alagoas até o Maranhão. O volume de chuvas pode chegar a 100 mm, além de ventos intensos que podem chegar a 100 km/h, o que deixa toda a região em alerta de perigo para alagamentos, quedas de árvores e de descargas eleétricas. Já Recife e a Região Metropolitana estão em alerta de grande perigo, já que as chuvas podem superar os 100 mm ao dia.
Leia mais: Municípios devem atualizar cadastro no Mapa do Turismo Brasileiro de 2025