O organizado pela SPV Eventos, o 5º Varejo Vivo começa às 17h, com transmissão pelo canal do YouTube da @spveventos
Da redação
O crescimento do comércio eletrônico, fenômeno impulsionado pela pandemia da covid-19, vem expondo as falhas no modelo de negócio das lojas de varejo. As transformações são muitas e vão da migração do físico para o digital, passando pela inovação, uso de dados até a adaptação a novos modelos de negócios. A maneira como os varejistas do setor reagem a tudo isso será o pano de fundo para o 5º Varejo Vivo.
O evento acontece nesta quinta-feira (25), de forma híbrida, no Forte do Brum, no Recife, reunindo empresários do setor, distribuidores, indústrias e prestadores de serviços no Nordeste. É organizado pela SPV Eventos e começa às 17h, com transmissão pelo canal do YouTube da @spveventos.
Além da digitalização, o setor vem sendo impactado por outro fenômeno atual, que é o crescimento nas fusões e aquisições entre redes, que acabam por impor uma concorrência desleal aos pequenos varejistas. Uma das formas encontradas pelas pequenas e médias empresas para combater a alta concorrência e o avanço das grandes corporações é a criação de associações cooperativas de varejo.
Jurandir Araújo, presidente Rede Big Nordeste, associação que atua na Paraíba, será um dos debatedores na mesa redonda “O novo papel do varejo”. Ele vai trazer a experiência exitosa dessa cooperativa, que reúne 30 varejistas. Jurandir conta que, quando foi criada, em 2011, a rede já era necessário para garantir melhores preços. “Agora, com a chegada dos atacarejos, esse tipo de associação é mais importante ainda”, ressalta. Na Paraíba, há atualmente sete entidades reunindo diversos varejistas.
A iniciativa é vista com bons olhos pelos fornecedores. “Nesse momento em que sofremos as sequelas da pandemia, como a falta de matéria prima e de produtos, além da entrada de grandes players do mercado na região, as parcerias sólidas e sustentáveis são de extrema importância”, conta o gerente comercial do Nordeste da Start Química, Cristiano Paiva, que também participará do painel.
O varejo ainda precisa enfrentar os desafios da crise econômica, que elevou as taxas de desemprego, reduziu o poder de compra da população e gerou com inflação de dois dígitos.
Leia também:
Supermercados enfrentam desafios com o “boom” dos atacarejos
Digitalização do varejo e o novo papel das lojas estão em pauta no 5º Varejo Vivo