Segunda maior cidade de Portugal, com aproximadamente 250 mil habitantes e localizada na região norte do país, a 300 quilômetros de Lisboa, a cidade do Porto terá ligação direta com o Recife a partir de junho. A nova rota entre os aeroportos internacionais Francisco Sá Carneiro e Guararapes-Gilberto Freyre terá três frequências semanais, com vendas de passagens iniciando no dia 30 de janeiro. O voo direto Recife-Porto foi confirmado nesta quarta-feira (15), em Brasília, pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o prefeito do Recife, João Campos, e representantes da Azul Linhas Aéreas.
É a segunda vez que anunciam o início deste voo direito, o primeiro do Nordeste com a cidade do Porto. Somente São Paulo e Rio de Janeiro oferecem esta rota. No dia 24 de abril do ano passado, as mesmas autoridades divulgaram a novidade, com o primeiro voo previsto para o mês de dezembro. O Recife conta, atualmente, com 13 voos semanais para Portugal, via companhia aérea TAP. Acesso ao Porto somente através de conexões em Lisboa.
Com a nova data, a iniciativa busca expandir as possibilidades de turismo e negócios, além de consolidar o Aeroporto Internacional do Recife como hub aéreo estratégico na região. A expectativa é de que o novo voo amplie as opções para turistas e empresários interessados em Portugal, um dos principais destinos internacionais para brasileiros.
O ministro Silvio Costa Filho destacou a relevância da iniciativa e reforçou o compromisso do Governo Federal com o fortalecimento da aviação internacional. “Mais conectividade com o mundo significa mais turistas descobrindo a riqueza da cultura brasileira, mais empregos sendo criados e uma economia fortalecida. O Governo Federal permanece firme no compromisso de ampliar investimentos e garantir aeroportos cada vez mais seguros, modernos e preparados para receber visitantes”, afirmou.
O prefeito do Recife, João Campos, celebrou a inauguração da nova rota direta entre a capital pernambucana e Portugal, destacando seu impacto positivo para a cidade e toda a região. Ele enfatizou que a novidade trará mais empregos, renda e oportunidades, movimentando a economia local. “O Recife será o grande beneficiado, com o aumento nas operações e geração de empregos, que é o que buscamos. Isso beneficia desde quem vende espetinho, cervejinha gelada na beira da praia ou caldinho, até grandes grupos hoteleiros e centros de convenções”, concluiu.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a nova rota representa o enorme potencial turístico do Brasil e sua crescente relevância no cenário internacional. “O Brasil está se reposicionando no mundo, e o crescimento do turismo internacional é prova disso. O mais fascinante no turismo brasileiro é que, dada a dimensão continental do país, todas as regiões estão experimentando avanços significativos. O Nordeste, em especial, tem se destacado de forma única nesse processo”, afirmou.
John Rodgerson, CEO da Azul Linhas Aéreas, comentou: “Estamos honrados em liderar este projeto que conecta duas cidades tão importantes e estimula o intercâmbio cultural e econômico entre Brasil e Portugal.”
Com voo para Porto, Recife reforça posição regional
A nova rota aérea entre Recife e Porto fortalece a posição de Pernambuco como porta de entrada para o Brasil. O Aeroporto Internacional do Recife registrou mais de 8 milhões de passageiros em 2023, com significativa participação de viajantes internacionais. Este voo deve aumentar o fluxo de turistas europeus, consolidando o turismo e os investimentos na região.
Além disso, a conexão deve incentivar parcerias econômicas e culturais nos setores de tecnologia, educação e indústrias criativas, criando oportunidades para o intercâmbio entre Brasil e Portugal. Desde 1981, Porto e Recife mantêm um acordo de geminação, promovendo cooperação científica, tecnológica, econômica, social e cultural. Este vínculo fortalece a relação histórica entre as cidades, que agora será reforçada com a nova rota aérea.
No momento, todavia, nenhuma companhia aérea oferece voos diretos entre o aeroporto do Recife e o de Porto. A maioria das rotas tem uma ou mais escalas, com histórico de conexão através da capital portuguesa.
Leia mais: Recife volta a ter voo direto para Porto Alegre a partir de 7 de abril