Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Produção de grãos de Sergipe fica no topo de ranking brasileiro na safra 2024

Dados do Conab apontam que Sergipe teve produção média de grãos de 5.107 kg/ha em 2024
produção de grãos e milho em Sergipe
Produção de milho em Sergipe teve a maior safra da série histórica no ano de 2024. Foto: Vieira Neto

Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam que Sergipe foi o estado brasileiro que apresentou a maior produtividade em quilos por hectare (kg/ha) na produção nacional de grãos de 2024, com uma produção média de 5.107 kg/ha. O resultado positivo da safra sergipana também é destacado pelo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apresenta estimativa de 1.049.624 de toneladas de grãos produzidos no estado, com crescimento de 2% em relação a 2023.

Os principais produtos que posicionaram Sergipe como líder em produção foram o milho e o arroz. Segundo levantamento do IBGE, a produção de milho sergipana foi a maior da série histórica com safra recorde de mais de 1 milhão de toneladas em 2024, representando um aumento de 1,8% na produção em relação ao ano passado, em uma área colhida de 186.787 hectares, que foi também ampliada em 3,8%, em relação ao ano passado.

Os dados finais devem ser publicados neste mês de janeiro de 2025. O arroz é outro grão com produção bastante expressiva em Sergipe, colocando-se como o terceiro maior produtor do Nordeste. Segundo dados do LSPA do IBGE, divulgados em dezembro, a produção de arroz em casca no estado de Sergipe no ano de 2024 foi de 41.153 toneladas.

Conforme informações da Cooperativa Agropecuária de Ilha das Flores, que agrega rizicultores cooperados, a produtividade na safra do arroz sergipano chega a 9.000 quilos por hectare, acima do rendimento médio nacional divulgado pelo IBGE, que varia entre 6.587 a 7600 quilos por hectare.

Ranking Conab produção de grãos
Dados do Conab apontam Sergipe como o estado com maior produtividade agrícola em 2024. Foto: Divulgação

Estado investe na aquisição de produção de grãos de Sergipe

O secretário de Estado da Agricultura, Zeca Ramos da Silva, ressalta que Sergipe tem se destacado na produção de grãos como milho e arroz e o governo estadual se coloca como um ator fundamental no processo de fomento dessas culturas.

- Publicidade -

“A ampliação dos investimentos é uma demonstração do reconhecimento do governador de que a produção de grãos é um dos segmentos mais significativos, por possibilitar o enfrentamento da problemática da segurança alimentar e, principalmente, pela contribuição final na geração de emprego e melhoria da renda”, pontua o secretário.

Além dos investimentos dos próprios produtores, o governo tem investido na compra e distribuição de sementes para os agricultores familiares, por meio do Programa Sementes do Futuro, para incentivar a produção. “Este ano, o governo estadual mais que dobrou os investimentos para a compra e a distribuição de sementes de milho e arroz, a fim de promover o fortalecimento da agricultura familiar. Foram investidos R$ 5,2 milhões para a compra de 381 toneladas de sementes, sendo 175 toneladas de arroz e 206 toneladas de milho, beneficiando cerca de 22 mil famílias”, detalha o secretário.

O secretário da Agricultura explica ainda que, a liderança na produção de grãos, especialmente na cultura do milho, decorre de vários fatores. “Podemos afirmar que o aumento na produção e produtividade do milho tem vários fatores, entre eles, a introdução das boas práticas cultivares, mecanização de alta tecnologia e insumos adequados, acesso ao crédito por parte dos agentes financeiros – entre eles o Banese, que vem ampliando a oferta de crédito agrícola e abrindo agências especializadas e mais próximas do produtor. Além disso, os preços atrativos no mercado, e o estado tornando-se competitivo, já que o governo estadual reduziu a alíquota do ICMS de 12% para 2% na venda do milho. Esses fatores também contribuem para a confirmação do milho como produto do agronegócio”, avalia.

*Com informações do Governo de Sergipe

Leia mais: Com contas em equilíbrio, Sergipe projeta crescimento econômico em 2025

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -