Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

BA investe em adutoras e geradores para evitar falta de água em destinos turísticos

Equipamentos que abastecem praias nos municípios de Conde, Entre Rios e Esplanada operam no limite, elevando riscos de falta d'água
barra do itariri
Em Barra do Itariri, no município de Conde-BA, adutora foi duplicada. Foto: Prefeitura de Conde/Reprodução

A Bahia está reforçando a rede de distribuição para evitar a falta de água em destinos do Litoral Norte que chegam a receber quatro vezes mais frequentadores que a população local nesta época do ano. A força-tarefa inclui a duplicação de uma adutora, a instalação de geradores e o aumento do efetivo policial para inibir ligações clandestinas. As medidas preventivas ocorrem em meio às expectativas com a alta estação, quando, segundo o Ministério do Turismo, nove milhões de visitantes devem circular pelo estado.

Segundo a Empresa Baiana de Águas de Saneamento (Embasa), os esforços têm ocorrido em praias dos municípios de Conde, Entre Rios e Esplanada, que ficam a até 200 quilômetros de Salvador. A adutora duplicada, em Barra do Itariri (Conde), será fundamental para permitir que a água siga chegando à região caso uma das tubulações pare de funcionar temporariamente para que sejam feitos reparos em vazamentos, que não são difíceis de ocorrer, já que a estrutura funciona em capacidade máxima.

Também para evitar perdas de água e assegurar o abastecimento independentemente de intercorrências, foram implantados novos trechos de rede distribuidora em Subaúma (Entre Rios). Além disso, oito geradores foram instalados nas estações de bombeamento das captações e estações de tratamento dos sistemas que atendem Conde, Subaúma e Baixios (Esplanada), garantindo a chegada da água mesmo que falte energia elétrica, serviço que também passa a ser mais demandado nesta época do ano. Outra medida é o combate ao furto de água, feito por meio do trabalho de integrantes das polícias Militar e Técnica.

Novas estruturas são reserva caso falhas ocasionem falta de água

O gerente regional da Embasa, Júlio César da Silva, explica que as ações preventivas já foram realizadas e deixaram a infraestrutura local pronta para a alta temporada. “Essas medidas preventivas tiveram o objetivo de garantir a continuidade do abastecimento pela rede distribuidora nessas localidades que, nesta época do ano, recebem muitos veranistas e visitantes, tendo uma população sazonal quatro vezes maior do que a habitual”, afirma.

Ainda segundo o gestor, se houver intercorrências nesse período, a probabilidade de impactos na rotina dos frequentadores das praias da região cai de forma significativa. “Como o sistema distribui água na sua capacidade máxima, é comum ocorrer vazamentos e a parada para conserto. Com a duplicação da adutora de Barra do Itariri, por exemplo, caso haja vazamento, o período de parada do abastecimento será muito curto, pois temos outra adutora para garantir o fornecimento de água na localidade. A implantação de novas redes distribuidoras em Subaúma cumpre o mesmo objetivo”, detalha.

- Publicidade -
falta d'água, falta de água, água
Geradores estão reforçando fornecimento de energia para equipamentos de distribuição de água. Foto: Divulgação

Destino em alta, BA tem infraestrutura como pilar para fortalecer turismo

Nesta temporada de verão, a Bahia deve ser o destino brasileiro mais procurado no país, segundo o levantamento “Tendências de Turismo Verão 2025 – Comportamento da População Brasileira”, feito pelo Ministério do Turismo e pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados. A expectativa é de que os nove milhões de visitantes que vão circular pelo estado representem 16% das 59 milhões de pessoas que farão viagens a lazer no Brasil, injetando R$ 23,7 bilhões na economia baiana.

O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, celebra essa perspectiva e afirma a gestão estadual está trabalhando para atrair e proporcionar uma experiência positiva aos turistas a partir de três eixos de atuação – a qualificação de mão de obra, a promoção do Destino Bahia e projetos de infraestrutura como os que estão sendo colocados em prática no Litoral Norte.

“Pela grande movimentação nos aeroportos, nas praças de pedágio, nos terminais rodoviários e nos portos, vamos bater recorde de chegada de visitantes ao nosso estado. A Bahia tem uma rica diversidade de atrativos turísticos por conta do seu patrimônio arquitetônico colonial, cultural, natural e histórico e nessa época do ano é ainda mais forte”, enfatizou o secretário.

Maurício Bacelar
Maurício Bacelar, secretário de Turismo da Bahia, celebra pesquisa que aponta o estado como o mais procurado no verão. Foto: Matheus Landim/Governo da Bahia

Ainda segundo a pesquisa, 35% dos brasileiros pretendem viajar a lazer no período iniciado em dezembro de 2024 e que vai até fevereiro de 2025. Com o índice de 16% da preferência, a Bahia cresceu quatro pontos percentuais em relação ao verão anterior, ficando à frente de destinos como São Paulo (15%) e Rio de Janeiro (14%), que aparecem em 2º e 3º lugares, respectivamente.

Além da Bahia, que teve o segundo maior crescimento do país no ranking, a Paraíba também se destacou, subindo da 15ª para a 6ª posição, obtendo o maior crescimento na lista de localidades mais procuradas pelos turistas neste verão.

Leia também: Em Pernambuco, trade turístico lamenta medidas tardias contra falta de água

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -