Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Fecomércio-PE lança plataforma de dados voltada para empresários e gestores

Plataforma pioneira reúne dados estratégicos, dashboards interativos e soluções personalizadas da Fecomércio-PE para o setor do comércio de bens, serviços e turismo

O comércio varejista registrou alta de 4,4% no quinto bimestre de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023. Esse crescimento reforça a importância de ferramentas que auxiliem na análise estratégica de dados. Nesse contexto, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio-PE) lançou, nesta quarta-feira (18), o Hub de Dados do Comércio, uma plataforma de inovação que busca transformar o acesso a dados estratégicos e a aplicação de soluções no setor do comércio de bens, serviços e turismo no Estado. 

A iniciativa, voltada para empresários, gestores e pesquisadores, visa posicionar a federação como uma aliada no desenvolvimento econômico estadual e um catalisador de inovação para empresários e empreendedores locais. “Fomos os primeiros do sistema a fazer esse hub de tecnologia e de informação. A plataforma concentra tudo quanto é informação para facilitar a vida do empresário, principalmente quando ele vai implantar alguma loja, alguma empresa, qualquer tipo de negócio”, explica o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto.

O dirigente da instituição ressalta ainda que a ideia é colocar a inovação como centro das ações da Fecomércio, reafirmando o compromisso de impulsionar o crescimento sustentável e fortalecer o empresariado local. “A iniciativa representa um marco no apoio ao desenvolvimento econômico de Pernambuco, oferecendo ferramentas de alta performance e dados precisos que potencializam o planejamento estratégico e a tomada de decisões”, afirma.

Segundo o economista da Fecomércio-PE, Rafael Lima, a criação do Hub de Dados do Comércio surgiu da necessidade de facilitar o acesso a dados estratégicos e posicionar a Fecomércio-PE como uma aliada da inovação. “A plataforma tem como ponto central a construção de um grande repositório que integra dados econômicos, possibilitando análises aprofundadas e soluções sob demanda para os usuários”, explicou. 

Durante coletiva, o economista Rafael Lima diz que o desenvolvimento da plataforma interativa pretende centralizar e integrar informações estatísticas sobre o comércio de maneira dinâmica. (Foto: Fecomércio/Divulgação)
Durante coletiva, o economista Rafael Lima diz que o desenvolvimento da plataforma interativa pretende centralizar e integrar informações estatísticas sobre o comércio de maneira dinâmica. (Foto: Fecomércio/Divulgação)

Ainda segundo Rafael Lima, com um grande banco de dados atualmente integrados, a plataforma será uma poderosa ferramenta para a tomada de decisões empresariais. “O Hub de Dados do Comércio atenderá empresas, sindicatos, universidades, governos locais e outras entidades”.

- Publicidade -

Dentre as fontes usadas para alimentar o Hub de Dados, destacam-se a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Receita Federal, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Ficamos felizes pelo lançamento da plataforma e, enquanto instituto, acreditamos que os dados precisam contribuir para a sociedade para que sejam úteis”, atesta o superintendente estadual do IBGE em Pernambuco, Gliner Dias.

Implementação de Inteligência Artificial em 2025

Prevista para o primeiro semestre de 2025, a IA generativa do Hub de Dados permitirá respostas ainda mais rápidas e precisas, entregando soluções específicas para o usuário com base no Data Lake. 

Para Rafael, a principal vantagem da novidade, que ainda está em fase de teste e consolidação, é a facilidade de acesso aos dados. Não será mais necessário acessar painéis e portais específicos para consultar informações de anos anteriores.

“Com a nossa IA, que funciona como um chatbot, será como conversar com outra pessoa. Você poderá perguntar, por exemplo, sobre o volume de vendas em diferentes áreas, e obter a resposta de forma direta. Esse tipo de interação torna o processo muito mais intuitivo e rápido para os usuários”, explica Lima. 

Reforma tributária e expectativas da Fecomércio-PE

Ao falar da reforma tributária, o economista ainda comentou que é cedo para criar expectativas sobre o tema, uma vez que terá um período de adaptação. Contudo, acredita que a plataforma pioneira da instituição será importante para mensurar os efeitos futuramente com os dados e análises disponíveis no Hub de Dados do Comércio. 

“Quando a lei da reforma tributária for sancionada, terá um tempo de maturação até a aplicação completa da alíquota, mas depois será possível avaliar os impactos tanto nas decisões empresariais relacionadas à ocupação de estabelecimentos com algum tipo de isenção fiscal, além do comportamento do comércio e dos serviços após a implementação da reforma. Será interessante observar se haverá aumento no volume de vendas, no faturamento e na empregabilidade, o que poderá ser monitorado através dos painéis de dados disponíveis”, comenta.

Já para o presidente da federação, o Brasil já é um país difícil para o empresário. Com a reforma, é necessário se atentar ainda mais e criar medidas que deem suporte aos gestores. “Nós acompanhamos mais de 1 mil projetos de lei que impactam negativamente o setor de comércio, bens, serviços e turismo em todo o país. São mais de 1.030 projetos, e apenas três têm algum impacto positivo no sistema. Por isso, precisamos nos preparar”, comenta Peixoto. 

Nesse cenário, ele acredita que a iniciativa é uma chance de criar oportunidades que deem suporte representados pela federação e empresários que defendem. “Esse Hub de Dados foi pensado justamente para facilitar a implementação e ampliação de estratégias baseadas em dados concretos e oficiais. Ele não beneficia apenas o setor de comércio, bens, serviços e turismo de Pernambuco, mas pode ser usado por qualquer estado do Brasil, tornando-se uma ferramenta valiosa em âmbito nacional”, destaca.

Leia mais: Compras de Natal devem injetar R$ 54,5 milhões na economia de Maceió

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -