Por Fabiana Lima*
Com a proximidade do final do ano muitas pessoas estão pensando em como devo planejar meu negócio para reinventá-lo em 2022? Como conseguir mudar a situação atual?
E, a resposta ou o direcionamento para encontrar o que fazer deve ser visto de forma integrada, e de forma alguma isolada, pensando só na atividade profissional ou nos negócios.
Conhecimento do seu perfil empreendedor ou profissional, bem como entender o ambiente e as possibilidades que o mercado de atuação dispõe é essencial para focar nessa reinvenção de forma assertiva.
Alternativas que antes não eram possíveis, depois de toda essa tormenta da COVID-19, podem passar a ser altamente viáveis. Precisa haver uma visão ampla, explorar alternativas, novos modelos de negócios. Colocar o foco para onde as ideias nascem e como elas são transformadas em produtos/serviços que atendam às necessidades do mercado.
É fundamentar nesse momento de pensar o novo esquecer as frases “sempre foi feito assim”, “Isso não funciona”, “nunca foi feito de outro modo”, porque é preciso e possível que ideias surjam a partir de outros pontos de vista, levando em consideração o futuro, tendências globais e alternativas cheias de tecnologia e inovação, que possam ser utilizadas, no momento, de forma adequada, quando em um passado recente seria impossível utilizá-las.
Para reinventar e alcançar resultados diferentes e melhores, Albert Aisten tem uma frase que expressa que não podemos resolver um problema ou evoluir se usamos os mesmos padrões de pensamento, comportamento que tivemos para criá-los. Por isso, essa mudança de mindset deve acontecer também no empresário/profissional autônomo, pois o negócio só alcançará novos patamares se o investimento no novo for realizado em conjunto, ou seja, se sua capacidade empreendedora estiver alinhada como o seu negócio. Não estamos falando em capacidade técnica apenas, vai muito além disso, envolve gestão, técnica e comportamento.
Para que esse planejamento ou até esse pensamento coordenado aconteça esteja atento a esses aspectos:
- Conheça o seu perfil empreendedor – O que você é bom e o que precisa melhorar como empreendedor.
- Conheça seu negócio – Quais são seus diferenciais, como está seu mercado, concorrentes, comportamento do seu cliente alvo etc.
- Busque desenvolver suas competências – Quais conhecimentos faltam ou precisam ser aprimorados. Não pare de se desenvolver, esse é um grande diferencial.
- Busque agir de forma consciente e tomando decisões baseadas em fatos e dados.
*Fabiana Lima é Consultora & Estrategista em Posicionamento Profissional e Gestão de Negócios há mais de 20 anos e idealizadora do Método PlanActing – Planejamento e Ação Gerando Resultados. Instagram e Linkedin @fabianadeolima