O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes afirmou que entregar a Ferrovia Transnordestina completa à população nordestina é uma prioridade do Governo Lula, que vem somando esforços para que a ferrovia seja concluída, contemplando, inclusive o trecho Salgueiro-Suape, em Pernambuco. Ele destacou que a ferrovia é interesse do povo nordestino, mas também vai impactar “no desenvolvimento de todo o Brasil, e o nosso objetivo e integrar o País”.
A fala do ministro ocorreu durante a 35ª Reunião do Conselho Deliberativo (Condel) da Sudene. Ainda no encontro, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, também falou da importância da ferrovia para a região e o empenho da Autarquia para continuar financiando “essa estruturadora, estratégica e integradora da Região Nordeste”.
O Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) financiou, para a Transnordestina, R$ 811 milhões em outubro de 2023 e R$ 3,6 bilhões aprovados neste segundo semestre de 2024. Estes recursos foram empregados no trecho da Ferrovia que vai ligar o Sul do Piauí ao Porto de Pecém na Grande Fortaleza, passando por 53 municípios do Ceará, Pernambuco e Piauí. Esta parte do empreendimento vai escoar grãos, combustíveis, minérios, fertilizantes, entre outros.
As obras do trecho pernambucano da Ferrovia Transnordestina, que é o trecho Salgueiro-Suape, está com as obras paralisadas desde 2016. O ministro enfatizou que o projeto da ferrovia “como um todo” é um dos principais projetos de infraestrutura do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Para Waldez Góes, a obra da Transnordestina é uma das que mais geram empregos e mobilizam recursos, representando um grande impacto social, de inclusão e de oportunidades para o Nordeste.
Transnordestina, o projeto original
O projeto original do empreendimento consistia em dois ramais, um que chegaria ao Porto de Pecém e outro que viria para o Porto de Suape, ligando Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, ao litoral do Estado. Este último trecho foi devolvido pela concessionária em 2022. Em setembro último, foi contratado um consórcio para fazer os projetos executivos e básico do trecho pernambucano. As obras de ambos os trechos foram iniciadas em 2006.
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