Três trechos de rodovias estaduais em Alagoas passarão a integrar a malha federal do país na futura BR-349. A federalização das rodovias, que ficam no litoral Sul do estado, foi assinada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, e publicada em portaria no Diário Oficial da União, passando assim a receber recursos federais para manutenções e outras ações.
Segundo o Ministério dos Transportes, serão 110,10 quilômetros de estradas que passarão a integrar a rodovia BR-349/AL. Anteriormente mantidos pelo governo estadual, os trechos vão receberão investimentos do Programa de Manutenção do Governo Federal, sendo administradas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) – o que é fundamental para o avanço da capacidade, segurança e serviços prestados nessas estradas.
A pasta afirmou que o objetivo é proporcionar maior integração do Sul do estado com a capital Maceió, permitindo o desenvolvimento das rotas turísticas da região e o escoamento da produção por meio da futura BR-349/AL. O novo corredor logístico será conectado à ponte sobre o Rio São Francisco, entre Penedo (AL) e Neópolis (SE) que está sendo construída pelo Ministério dos Transportes.
Em Alagoas, 80% das rodovias sob a gestão do Ministério dos Transportes já são consideradas boas, de acordo com o Índice de Condição de Manutenção (ICM) medido pelo DNIT.
Não há qualquer estudo no momento para repasse dessas estradas à iniciativa privada. Diferentemente do programa de concessões, a federalização das rodovias não envolve pagamento de pedágio, conforme explica o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão. “Neste caso, os investimentos em melhorias e manutenção das rodovias são 100% públicos, diferentemente do que ocorre quando há investimentos privados. Portanto, não há cobrança de pedágio”, esclarece.
Confira trechos que integram a federalização
1. Do entroncamento da BR-424 com a AL-101, em direção a Maceió, até o entroncamento com a AL-220, na Barra de São Miguel, totalizando 21,8 km.
2. Do entroncamento com a AL-220, na Barra de São Miguel, até a Estrada do Pontal, no acesso leste de Coruripe, totalizando 49,4 km.
3. Do entroncamento com a Rodovia Radialista Walmari Vilela, no acesso sul de Coruripe, até o entroncamento com a AL-455, totalizando 12,6 km.
4. Do entroncamento com a AL-455 até o entroncamento com a AL-105, no acesso oeste de Pindorama, em Coruripe, totalizando 5,6 km.
5. Do entroncamento com a AL-105, no acesso leste de Pindorama, até o acesso noroeste de Campo Grande, em Penedo, totalizando 17,1 km.
6. Do entroncamento com a AL-105, no acesso sudeste de Campo Grande, até o entroncamento com a Avenida Guarany, no acesso oeste de Penedo, totalizando 3,6 km
Governo Federal quer investir R$ 1,8 bi em Alagoas
Na última semana, o ministro Renan Filho inaugurou um viaduto na BR – 101, no município de Porto Real do Colégio, na divisa com Sergipe. A obra, realizada pelo governo federal por meio do novo PAC, teve investimento de R$ 23,7 milhões.
Segundo o Ministério dos Transportes, a conclusão do viaduto e a duplicação da BR-101 em Porto Real do Colégio são ações incluídas no Novo PAC do Governo Federal. No total, Alagoas conta com 10 projetos de transportes previstos no programa, sendo nove na área de rodovias e um de ferrovias. Serão R$ 1,8 bilhão investidos nas intervenções elencadas como prioridade para o estado.
O orçamento para manutenção, conservação e construção de rodovias do estado também foi incrementado: serão R$ 436 milhões, pouco mais de três vezes o valor pago em 2022, pela gestão anterior.
Em outro anúncio, Renan Filho disse que o MT iniciou um projeto para implantar um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na cidade de Arapiraca, no Agreste de Alagoas.
Segundo informações do Ministério, o projeto do VLT de Arapiraca será totalmente desenvolvido pelo Governo Federal e a projeção é que ele tenha uma extensão de 20 quilômetros.
O empreendimento prevê a utilização da malha ferroviária existente na cidade e que está abandonada há décadas, garantindo, segundo o MT, o aproveitamento sustentável da infraestrutura existente.
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