Com mais de 1,5 mil animais, 200 expositores e expectativa de um público de 400 mil pessoas, a 73ª Exposição Agropecuária do Piaui (Expoapi), em Teresina, deve movimentar mais de R$ 300 milhões em negócios ao longo de oito dias do evento, que termina no domingo (8). Os dados foram divulgados pelo Governo do Piauí, que destaca o crescimento da feira nos últimos anos e sua consolidação como a maior do Norte/Nordeste e uma das principais do país.
“A cada edição, conseguimos superar nossas expectativas. A Expoapi é uma vitrine para negócios e uma plataforma que integra o Piauí, conectando as regiões norte e sul do estado. A feira abrange não apenas a pecuária, mas também a agricultura, seja familiar ou o agronegócio, e promove o turismo em nossa capital. Tenho plena certeza de que esta será a melhor edição da história”, afirmou o governador do Piauí, Rafael Fonteles, durante o lançamento desta edição do evento.
A feira conta com leilões, ações de networking e shows com grandes atrações nacionais e locais no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, na capital, com entrada gratuita ao público. O evento também terá um espaço agro, reunindo expositores e fornecedores focados na produção de milho, soja e algodão. Além disso, a programação incluirá cursos, palestras, oficinas e estandes de visitação. A abertura, no domingo passado (1º), às 7h, contou com a tradicional cavalgada, partindo do Balão do São Cristóvão.
Expoapi: estado exalta qualidade do gado e esforço na produção de grãos
O secretário estadual do Agronegócio e Empreendedorismo Rural, Fábio Xavier, destacou a Expoapi como uma grande vitrine do fortalecimento da agricultura e pecuária do Piauí. “O estado é um dos maiores produtores de grãos do Brasil, com destaque para cidades como Baixa Grande do Ribeiro, que cresce graças ao esforço de seus produtores. Além disso, temos uma genética de gado de qualidade internacional. A Expoapi é uma excelente oportunidade para fortalecer esse setor”, avaliou.
No mesmo sentido, o presidente da Associação Piauiense de Criadores de Caprinos e Ovinos, Gabriel Napoleão, destacou o papel da Expoapi na comercialização de animais. “A feira oferece diversas oportunidades para compra e venda de animais, com leilões e vendas diretas, que atendem tanto grandes, quanto pequenos produtores. Este ano, teremos 40 expositores de caprinos e ovinos, trazendo cerca de 800 animais para exposição”, afirmou.
Leia também: Crédito do BNDES para indústria supera agro pela primeira vez desde 2016