Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Pernambuco investe R$ 2,24 mi para movimentar o Parqtel

O 2º Movimenta Indústria PE lançou o edital do Compet Soluções 2024 durante o evento no Parqtel
parqtel infraestrutura digital startups secti
A Ilha de Startups foi uma das atrações do 2º Movimenta Indústria PE, no Parqtel. Foto: Saulo Aleixo/SectiPE

A área de desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas a empresas e indústrias tradicionais, e também para associações e cooperativas, vai receber um investimento de R$ 2,24 milhões do Governo de Pernambuco.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (28). O montante corresponde ao previsto no edital Compet Soluções 2024, com aporte da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti-PE) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia (Facepe). A novidade foi detalhada durante a segunda edição do Movimenta Indústria PE, que ocorreu no Parque Tecnológico de Eletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco (Parqtel).

O governo quer expandir o portfólio das empresas de base tecnológica participantes, para que as soluções desenvolvidas sejam efetivamente aplicadas no mercado, além de torná-las mais competitivas, gerando maior renda e ampliando a empregabilidade. Busca-se também expandir o portfólio das empresas de base tecnológica participantes, para que as soluções desenvolvidas sejam efetivamente aplicadas no mercado.

O Parqtel faz parte do contexto, como explica César Andrade, diretor de inovação da Secti-PE. “As pessoas que precisarem utilizar a infraestrutura do Parqtel, ele estará totalmente aberto para qualquer necessidade que haja de qualquer empresa, de qualquer associação, de qualquer cooperativa, de qualquer indústria”.

Redescobrindo o Parqtel

Integrando governo, indústria e academia num só espaço, para Andrade, o Parqtel sempre vai “fazer parte do ecossistema” de inovação de Pernambuco. Ele conta com um Centro de Avanço Tecnológico (CAT), onde estão concentrados laboratórios de prototipagem, incubadoras e coworkings. Nesse ambiente, startups podem desenvolver e prototipar seus materiais.

- Publicidade -

O parque também abriga indústrias 4.0, como a Tron e a Um Telecom, voltadas para a utilização de tecnologias como Inteligência Artificial, IoT (Internet das Coisas) e computação em nuvem. No Parqtel, também está o Instituto de Inovação Tecnológica da Universidade de Pernambuco (UPE), com professores e pesquisadores atuando no espaço.

O parque conecta “ideias de startups, que podem ser prototipadas no CAT, à produção industrial e às pesquisas acadêmicas, formando um ecossistema completo e dinâmico”, detalha a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco, Mauricélia Montenegro.

“Embora o Porto Digital seja frequentemente lembrado como o principal parque tecnológico de Pernambuco, com uma atuação fantástica e focada principalmente no setor de serviços, o Parqtel se destaca por seu diálogo direto com a indústria. Isso o torna uma peça essencial no desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicadas à produção industrial”, pontua.

Prova disso é que o Parqtel abrigará o primeiro data center de Pernambuco. O centro de processamento de dados será instalado pela empresa Um Telecom. O investimento tem potencial atrativo para outras indústrias.

“A infraestrutura digital inclui elementos fundamentais como data centers, cabos submarinos e fibra óptica, que são áreas nas quais precisamos focar. O centro de processamento de dados é uma dessas peças-chave que estamos estruturando para atrair mais empresas e investimentos para Pernambuco”, completa Montenegro.

Movimenta Indústria PE 2024

O evento foi idealizado para fomentar uma intensa interação e colaboração entre os participantes. Com paineis, apresentações de startups e pitches ocorrendo de forma dinâmica, a iniciativa reflete o clima de “retomada da confiança do setor produtivo do estado”, conforme destacou a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause. Um indicativo dessa retomada é o investimento destinado à tecnologia e inovação no estado para o próximo ano, que será triplicado.

Porto Digital, Parqtel e Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), de São Paulo, discutiram sobre estratégias, operação e captação de investimentos para tecnologia, seguidos da perspectiva da academia (Secti, UPE, UFRPE, IFPE) e da indústria (Mekatronik, Tron, Moura, Roca Brasil) sobre o assunto.

A novidade foi a dinâmica de pitch reverso, onde indústrias locais expuseram seus desafios para startups, incentivando soluções criativas e personalizadas para cada uma delas. Na ilha de startups, os criadores apresentaram os projetos desenvolvidos com o apoio da infraestrutura do Parqtel.

Leia mais:

Infraestrutura digital é segurança nacional, aponta Análise Ceplan 2024

Nordeste tem o desafio de ampliar e descentralizar infraestrutura digital


- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -