Maceió, nos últimos anos, consolidou-se com um dos principais destinos do país quando o assunto é o réveillon. Um dos principais eventos da cidade, o Celebration, chega à sua 21ª edição mostrando como que um evento que na primeira edição reuniu 800 pessoas hoje consegue movimentar mais de R$ 60 milhões na economia local com mais de dez mil participantes.
Em entrevista ao Movimento Econômico, o CEO do Celebration, Sérgio Feitosa, contou como foi a trajetória de investir no nicho de entretenimento em Maceió e os desafios enfrentados em duas décadas. A primeira edição aconteceu em 2003 e reuniu em torno de 800 pessoas. Na época, o Celebration era uma das poucas festas privadas de réveillon que aconteciam na capital alagoana.
Ao longo dos anos, o projeto foi ganhando corpo, trazendo grandes bandas nacionais e conquistou o público alagoano e de turistas que vinham para Maceió para passar a virada de ano na praia.
No ano passado, o Celebration trouxe para Alagoas mais de 11 mil pessoas que, juntas, injetaram pelo menos R$ 63 milhões na economia local durante sua estadia, segundo informou a empresa.
“Hoje em dia nossos eventos têm um público que gira em torno de 12 mil pessoas, com grandes atrações nacionais e um impacto na economia local perto dos R$ 70 milhões por ano. Esse público é, em maior número, de turistas que buscam Maceió como destino para a virada do ano e vêm exclusivamente para o evento. Então nos tornamos importantes na cadeia econômica, pois movimentamos o setor de turismo, hotéis, bares e restaurantes ao longo de uma semana”, contou Sérgio Feitosa.
A trajetória ao longo dos 21 anos de existência não foi fácil, foi marcada por altos e baixos, como relembra Feitosa. “Vamos aprendendo com cada edição que passa, com o que deu certo e vamos lá e aprimoramos e entendendo coisas que deram errado. Nós vendemos uma experiência para nosso público e é fundamental entender as suas preferências para conseguir entregar um evento que atenda as expectativas e gere a felicidade que as pessoas pretendem atingir numa festa tão simbólica como é o réveillon”, afirmou.
Com uma marca consolidada entre um dos maiores réveillons all-inclusive do país, o Celebration também foi o primeiro a inovar em Alagoas no conceito de promover uma semana inteira de festas de pré-réveillon. Hoje diversas empresas de outros estados apostam em Alagoas como palco para festas neste formato, em um cenário pé na areia em praias mais exclusivas. Cidades como Jarapatinga, São Miguel dos Milagres, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e Maragogi recebem eventos que reúnem grandes nomes da música brasileira ao longo da semana que antecede a virada do ano.
De acordo com pesquisa realizada pela Fundação Universitária de Extensão e Pesquisa (Fundepes), contratada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), os cinco maiores réveillons do estado geraram um retorno de R$ 300 milhões na economia, fato que reforça a importância do pioneirismo do Celebration que motivou a chegada de outras grandes festas de réveillons.
“Quando fizemos 20 anos, nos questionamos muito em quem seríamos nos próximos 20 anos. Estamos em constante evolução, pensando em melhorias no nosso evento e na marca e a Celebration Week foi o primeiro evento que realizou uma semana inteira de shows e festas, que influenciou outras empresas a apostar nesse formato. Hoje existe um maior fortalecimento do turismo e setores relacionados com os nossos eventos e de outras empresas que movimentam o estado na semana pós-natal. A semana de réveillon é uma das com maior impacto na economia ao longo do ano e durante a alta temporada no estado”, explicou.
Por todo seu desempenho ao longo de duas décadas, o evento é considerado patrimônio imaterial do Estado pela Assembleia Legislativa de Alagoas que aprovou, por unanimidade, o reconhecimento. O projeto foi de autoria da deputada Cibele Moura que destaca a iniciativa como forma de reconhecer o impacto econômico do evento em Alagoas. “Tornamos o Réveillon Celebration patrimônio imaterial de Alagoas. Vai além de uma festa, é um investimento”, destacou a deputada.
Maceió é um dos destinos mais buscados para réveillon
Em pesquisa divulgada CVC Viagens, Maceió está entre os 10 destinos mais procurados para as festas de final de ano de 2024. O levantamento aponta os principais destinos, tanto nacionais quanto internacionais, mais buscados para o período.
No Top 10 de destinos mais procurados para as festas de réveillon estão: Rio de Janeiro, Orlando, Fortaleza, Buenos Aires, Porto Seguro, Cancún, Recife, Nova York e Maceió. De acordo com a pesquisa, 70% dos turistas preferem realizar viagens nacionais, visando aproveitar o período não só das festas como a estação do ano, desfrutando do verão brasileiro. O estudo aponta ainda que os viajantes têm baseado suas escolhas de acordo com os destinos com o melhor custo e benefício, de forma que a viagem não venha a comprometer o orçamento familiar.
Para a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, estar entre os destinos mais procurados para o período das festas de réveillon demonstra os resultados positivos com o trabalho de promoção do Destino Alagoas, além da parceria público – privada com as festas de fim de ano no estado.
“É com imensa satisfação que vemos o nosso destino mais uma vez no ranking de destinos mais procurados pela CVC. Com a mais aguardada estação do ano, o verão, se aproximando, nosso estado já registra um aumento expressivo no fluxo turístico. Esse aumento é ainda mais significativo se somadas as festas de réveillon em nosso estado. As festas reúnem as melhores atrações, nacionais e internacionais, ao longo dos dias de festa, atendendo a todos os públicos, com excelência e diversidade. Alagoas é um estado incrível e passar o réveillon, e nosso destino com certeza é uma experiência maravilhosa, porque de fato, quem ‘Vira ano, Vira Alagoas’”, concluiu a secretária.
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