Com filas formadas antes mesmo de iniciar as mais de 600 atividades programadas, a sexta edição do REC’n’Play 2024 vem atraindo um público de jovens interessados em conhecer o futuro através das inovações, tecnologias e jogos virtuais. O evento que acontece até o sábado (9) no Bairro do Recife traz palestras, atrações e eventos que abrangem o interesse de todo tipo de público.
Com o slogan de “O futuro nos conecta”, o REC’n’Play transforma a área central da capital pernambucana em um “centro de convenções” a céu aberto. Com diversos estandes dos mais diversos estilos e temas e grande participação de empresas da região, que também abrem as portas para atrações, o evento atrai universidades e companhias para divulgar a marca, expor suas inovações e fazer palestras.
Os organizadores estimam que mais de 80 mil pessoas devem se inscrever para participar do encontro. Somadas, são mais de 1,5 mil horas de atividades voltadas para inovação, negócios, cultura e entretenimento, com cerca de mil palestrantes e debatedores em pelo menos 70 espaços da localidade.
Mesmo com diversas exposições e simpósios sobre empreendedorismo, inovações e sustentabilidade, o que mais chama atenção do público, principalmente dos jovens, são as programações que envolvem jogos e tecnologia. Envolvimento dos participantes é tanto que mesmo antes de iniciar as atividades já existem filas enormes formadas para poder participar dos espaços.
Os estandes que mais atraem filas são os da Arena IA e a Arena Gamer Serpro, ambos que que envolvem tecnologia. Essa tendência de interesse dos jovens por novas tecnologias e jogos digitais já foi pauta de estudo de uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais, que em 2019 mostrou que quase 70% dos jovens entre 15 e 24 anos têm interesse em ciência e tecnologia.
“O que mais me atrai é a área de tecnologia, porque além de fazer faculdade de computação eu sinto que é um tópico importante para poder se manter atualizado e saber como podem ser as coisas no futuro. Então no REC’n’Play, que tem vários eventos dessa natureza, posso aprender bastante participando deles, sejam exposições ou palestras.”, declarou o universitário Felipe Mateus, 20 anos.
Atividades do Festival REC’n’Play
A Arena IA é um espaço inovador para popularizar e desmistificar a inteligência artificial. A exposição oferece uma jornada interativa e imersiva, inspirada em museus e instalações de arte e tecnologia. Com diversas experiências práticas e acessíveis, os visitantes exploram o papel da IA por meio de interações sensoriais e visuais, proporcionando uma compreensão envolvente e impactante da tecnologia.
Enquanto isso, a Arena Gamer Serpro oferece aos visitantes a oportunidade de freeplays – ou seja, jogar seus games favoritos gratuitamente – em um ambiente competitivo e social. Com uma variedade de consoles, PCs e estações de realidade virtual, os freeplays permite que jogadores de todos os níveis desfrutem de uma experiência imersiva e envolvente.
Outras atividades que tinham alta presença de público também eram sobre tecnologia e jogos digitais, o estande Coke Studio, que traz a oportunidade de jogar o game “Guitar Hero” no modo de bateria e ter uma experiência com instrumentos musicais, e a Arena de Robôs Petrobras, dá a chance de ver de perto robôs de última geração, como braços robóticos e robôs competidores das principais competições mundiais de robótica como Robôs de Combate e Futebol de Robôs. Além disso, existe uma mostra de projetos de computação física desenvolvidos pelos estudantes da CESAR School.
O REC’n’Play ocorre até o sábado (9), e conta com uma programação vasta durante os quatro dias. Para participar é necessário fazer a inscrição gratuita, a partir do site https://app.jalanlive.com/recnplay2024/home. Para mais informações e acessar a agenda do evento acesse https://recnplay.pe/.
*Com informações da Agência Brasil
Leia mais: REC’n’Play terá prévia do maior fórum de economia circular do mundo