Com contrato válido por 35 anos, a Aegea já confirmou um investimento de R$ 8,6 bilhões só nos primeiros dez anos do acordo. A empresa venceu o leilão realizado no dia 30 de outubro que garantia a concessão da Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE), que tem como objetivo levar o saneamento básico e esgotamento sanitário para 90% das residências nos próximos 15 anos.
A licença abrange a manutenção, gestão e operação de 5.253 quilômetros de rede de abastecimento de água e 601 quilômetros de esgoto, passando por todos os 224 municípios piauienses. Esse é primeiro projeto de saneamento a englobar a população rural do Piauí, sem se limitar à zona urbana dos municípios.
“Atualmente, apenas 5% dos piauienses no interior têm acesso a esgotamento sanitário. Até em Teresina, onde o serviço já é concedido desde 2017, só cobre 60% da população, enquanto a lei exige que seja 90%. Com a Aegea assumindo os serviços, teremos muitos investimentos para levar água e esgoto a todo o estado, garantido saúde e qualidade de vida”, declarou o secretário de Administração, Samuel Pontes.
A concessão tem duração de 35 anos, indo até 2060. Entre as metas do plano estão levar o abastecimento de água, saneamento básico e esgoto sanitário para toda a população.
É esperado que até 2033 que 99% da população piauiense esteja sendo atendida com abastecimento de água. Outra meta posta é para que em 2040 aproximadamente 90% dos domicílios da região já estejam contemplados com saneamento básico e esgoto.
“Não foi vendido nenhum ativo do estado, nem dos municípios. Essa PPP é uma conquista histórica. Ela significa mais saúde, qualidade de vida e desenvolvimento para o Piauí. Teremos um estado mais limpo, com menos doenças e mais oportunidades para todos”, afirmou o secretário.
Aegea atua em 15 estados
A Aegea Saneamento, fundada em 2010, é uma empresa referência no setor privado de saneamento básico no Brasil. Com quatro vitórias consecutivas no prêmio Época Negócios 360° na categoria Água e Saneamento
Atuando em 15 estados do Brasil e com mais de 31 milhões de pessoas atendidas pelos serviços. No Nordeste, a companhia está presente nos estados do Ceará, Maranhão e Piauí, com 5 empreendimentos no total.
A empresa atua no gerenciamento de ativos de saneamento por meio de concessões comuns plenas ou parciais, subconcessões e parcerias público privadas (PPPs), como administradora de concessões públicas em todo processo do ciclo integral da água – abastecimento, coleta e tratamento de esgoto, de acordo com o perfil e necessidade de cada município.
*Com informações do governo do Piauí
Leia mais: Com lance mínimo de R$ 1 bi, Aegea conquista concessão de água e esgoto do PI