Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Energisa é a nova acionista da Copergás

Além da Copergás, a Energisa também passa a ter uma participação acionária na Algás (AL), na Cegás (CE) e na Potigás (RN)
Copergás
A Copergás terá a empresa Energisa como nova sócia. Foto: reprodução do site da Copergás.

Tradicional player do setor elétrico, o Grupo Energisa vai atuar no setor de distribuição de gás com a compra de 51% da holding Norgás. Isso significa que a Energisa tornou-se acionista indireta de quatro distribuidoras de gás canalizado do Nordeste: a de Pernambubo (Copergás), a do Ceará (Cegás), a de Alagoas (Algás), a do Rio Grande do Norte (Potigás).

A aquisição demandou um investimento de R$ 879 milhões. A mudança na participação acionária das distribuidoras do Nordeste teve a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A Norgás detém 41,5% do capital total da Copergás e também tem tem a seguinte participação nestas distribuidoras: Cegás (29,4%), Algás (29,4%) e Potigás (83,0%). A Norgás também tinha uma participação de 41,5% na distribuidora de Sergipe, que deixou de fazer parte do portfolio da Norgás, já que o Estado de Sergipe vai comprar as ações que pertencem à holding.

A Norgás é uma cisão da Commit, controlada pela Compass (51%) em sociedade com a Mitsui (49%). “A Commit foi uma excelente sócia para a Copergás. A gente entende que é uma determinação do Cade e a holding optou por concentrar as suas operações no Sudeste, onde tem uma atuação maior”, comenta o presidente da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), Felipe Valença.

Segundo ele, a Energisa chega a Copergás como uma operadora de longo prazo, que conhece bem a cultura da região.

A venda das ações das distribuidoras do Nordeste fez parte de um acordo firmado com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pela Compass, quando adquiriu 51% das ações da Petrobras Gás (Gaspetro). Neste documento, a Compass tinha obrigação de vender as ações de 12 das 18 concessionárias que a Gaspetro tinha participação num prazo de até três anos.

- Publicidade -

Quem é a Energisa

A Energisa está presente no Nordeste no setor elétrico nas áreas de distribuição, transmissão e geração de energia, além da operação de call center. “Somos um grupo 100% brasileiro, operamos há 27 anos no Nordeste e sempre acreditamos na região pelo seu forte potencial de crescimento, e queremos nos posicionar como player relevante na ampliação da demanda e infraestrutura de gás natural no Brasil”, afirma o CEO do Grupo Energisa, Ricardo Botelho. E acrescentou: “Entendemos o gás natural como um vetor para a transição energética no país”.

Fundada há 119 anos, a Energisa atua como comercializadora de energia, tem nove distribuidoras de energia elétrica, 13 concessões de transmissão, uma central de geração fotovoltaica centralizada, entre outras empresas. A companhia atende mais de 20 milhões de pessoas em 977 municípios de todas as regiões do país.

Leia também

Setor do gás se reúne para discutir novos mercados e infraestrutura

Com investimento de R$ 26,6 milhões, gás natural avança em Olinda e Paulista

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -