Após quebrar o recorde de maior movimentação em uma única operação, o Porto de Pecém bate em outubro outra marca histórica: a de movimentações de contêineres em um único mês. Com o transporte de 66.253 TEUs (Unidade Equivalente a Vinte Pés, em inglês), o terminal ultrapassou a marca anterior por quase 10 mil TEUs, que havia sido alcançada em dezembro de 2023.
O recorde representa um aumento de 16,4% em relação ao registro anterior, que foi de 56.906 TEUs, e foi alcançado devido a eficiência do porto e da capacidade de atrair operações com navios 366 – embarcações gigantes de 366 metros de comprimento – na qual o Porto do Pecém atua como um hub, recebendo diversas cargas em conexão de transbordo, que ficam no terminal até serem levadas a seus destinos.
O MSC Mariagrazia, um 366, foi um dos que mais colaborou para esse resultado, com a operação de 4.016 contêineres em pouco mais de 48 horas de atracação, a maior movimentação em uma única jornada da história do ancoradouro.
“Temos um bom crescimento ao longo dos anos na movimentação de contêineres e temos conseguido quebrar nossos próprios recordes. Isso é reflexo do nosso time comercial, que está atraindo mais cargas e navios 366. Mas especialmente da nossa capacidade operacional, tanto de conseguirmos fazer uma movimentação ágil e eficiente na movimentação dos contêineres do navio para o pátio e vice-versa, trabalho feito pela APM, como para alocar e distribuir essa carga no nosso porto até que ela vá para seu destino final”, declarou o presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo.
Crescimento do Porto de Pecém
Nos nove primeiros meses de 2024, o Porto do Pecém registrou movimentação total de 14.081.887 toneladas, um aumento de 11,7% se comparado ao mesmo período do ano passado. Olhando para o saldo da movimentação de contêineres de 2024, foram 377.196 TEUs a mais que o registrado no mesmo período de 2023 – que ao final do ano alcançou o recorde de movimentação, com 482.930 TEUs -, um crescimento de aproximadamente 17%.
E os números do porto do complexo só tendem a crescer: já na primeira semana novembro, o MSC Juliette – um navio 366 – atracou no Pecém e seguirá rumo ao Porto de Suape, em Pernambuco. A embarcação deve retornar nos próximos dias para concluir a operação.
Inaugurado em março de 2002 em São Gonçalo do Amarante, o Porto do Pecém é um terminal multicargas que movimenta granéis sólidos, granéis líquidos, contêineres e cargas em geral.
Dentro de seu complexo existem dez berços, três píeres e mais de 16 mil armazéns. A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará, integrada ao complexo portuário, também estimula a produção de bens para exportação e atrai investimentos estrangeiros.
Sua profundidade natural que permite a atracação de grandes navios e a localização estratégica próxima a importantes centros consumidores, foram fatores que o tornaram um grande hub logístico.
*Com informações do governo do Ceará
Leia mais: Porto de Natal é único destino do NE de embarcação de aventuras de luxo