Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

REC’n’Play 2024 levará melhor startup para a Europa

Além da tradicional competição de startups, REC’n’Play e Porto Digital apresentam a novidade da Arena IA, espaço dedicado à debates sobre inteligência artificial
REC'n'Play recnplay 2024 novidades porto digital tecnologia startups ia pierre lucena
O REC’n’Play chega a sua sexta edição em 2024. Foto: Divulgação/REC’n’Play

A sexta edição do REC’n’Play, um dos maiores eventos de tecnologia do Nordeste, tem início na quarta-feira (6). Durante quatro dias, mais de 600 atividades interativas e gratuitas focadas em tech, cidades inteligentes, economia criativa e empreendedorismo serão oferecidas na cidade do Recife, capital pernambucana.

Neste ano, o chamado Carnaval do Conhecimento espera atrair mais de 60 mil participantes, que devem se inscrever previamente no evento. A programação é dividida por Arena, além de contar com Polo Infantil, que oferecerá atividades específicas para esse público. A feira é para quem gosta de negócios, robôs, jogos e inteligência artificial.

Mas o REC’n’Play é “muito mais que um evento”. Para Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, organização responsável pela realização, o festival é “o ponto de encontro para a construção do futuro de Recife como um polo de inovação”.

“Ele impulsiona o networking, fomenta o surgimento de novas parcerias e, acima de tudo, inspira jovens e profissionais a pensarem em soluções que impactem positivamente nossa região. É um catalisador para o desenvolvimento do nosso ecossistema e para a visibilidade de Recife como um centro de tecnologia e inovação.”

Para este ano, o Porto Digital preparou novidades para os participantes. Além da ampliação da Arena de Negócios, que contará “com mais espaço para startups e grandes empresas se conectarem e apresentarem soluções inovadoras”, o REC’n’Play 2024 terá uma agenda especial para debates e palestras focadas em tendências emergentes, como inteligência artificial, blockchain e tecnologias verdes.

- Publicidade -

Na competição de startups, as três primeiras colocadas receberão como prêmio uma imersão em ambientes de inovação, mas para a campeã será ainda mais especial: os ganhadores terão experiência internacional no Porto Digital Europa, em Portugal, que foi inaugurado no início de outubro deste ano.

Carnaval do conhecimento

Segundo Pierre, “o REC’n’Play é um dos eventos mais aguardados no calendário de inovação do Nordeste” — e os números são prova disso. No ano passado, mais de 61 mil pessoas participaram das 752 atividades ao longo de 1895 horas de programação.

Para este ano, “estamos trazendo uma programação ainda mais diversificada, com temas que vão desde tecnologia e empreendedorismo a cultura e sustentabilidade. Nosso objetivo é proporcionar uma experiência imersiva e colaborativa, onde o público possa aprender, trocar ideias e se conectar com profissionais e empresas de ponta.”

Conhecendo as Arenas


Como novidade, o REC’n’Play deste ano terá um espaço dedicado à Inteligência Artificial. O local vai reunir atividades com imersões, vivências e experiências para todos os públicos. A temática, que tem tomado cada vez mais importância na vida de pessoas, empresas, organizações e governo, irá ser abordada para trazer a discussão para o centro da vivência no Festival.

Uma das principais atrações deste ano é a Arena de Negócios, que busca conectar startups, empresas tradicionais e investidores. Além da participação de 120 startups expondo suas soluções, a Arena também sediará uma competição com prêmios para as três melhores startups, incluindo uma imersão internacional no Porto Digital Europa para a grande vencedora.

Já os apaixonados por jogos eletrônicos poderão aproveitar a Arena Gamer, que, nesta edição, foi ampliado três vezes em relação ao ano passado. O espaço vai abrigar computadores e consoles de última geração e promover diferentes experiências com jogos e disputas virtuais.

A Arena de Robôs também retorna. O público poderá acompanhar demonstrações de robótica e batalhas entre equipes.

Movimento Econômico no REC’n’Play

Na sexta-feira (8), a CEO do Movimento Econômico, Patricia Raposo, será uma das debatedoras do REC’nPlay na mesa redonda sobre “O futuro do jornalismo”.

O papel das novas tecnologias, como inteligência artificial, algoritmos e plataformas digitais, na redefinição da produção e consumo de notícias será o tema da conversa, que além de Patrícia, contará com a participação de Angélica Tasso, gerente de jornalismo na Globo Pernambuco; Mateus Netzel, diretor executivo do Poder360; e, Monique Cabral, diretora comercial do Recife Ordinário e da Sou Leão do Norte.

A mediação da mesa redonda sobre como o jornalismo pode se reinventar em meio a fake news, desinformação e a crescente demanda por transparência ficará por conta de Rosário Pompéia, jornalista e fundadora da LeFil Company.

O debate começa às 14h no Moinho Recife, que fica na Rua de São Jorge, número 240.

REC’n’Play 2024

A proposta do Carnaval do Conhecimento é ser aberto a todas as pessoas. “Seja você estudante, empreendedor, profissional ou apenas alguém curioso sobre as diversas temáticas abordadas no evento, temos atividades para todas as idades e perfis”, completa Lucena.

O evento é gratuito, mas as inscrições devem ser feitas online, “e convidamos a todos para mergulharem nesta experiência única e colaborativa que só o REC’n’Play oferece.”

O REC’n’Play 2024 é uma realização do Porto Digital, Ampla Comunicação e Sebrae Pernambuco.

Leia mais:

Campus Party volta a PE com investimento de R$ 7,5 milhões

Gov in Play discute a inovação no setor público no Rec’ n’ Play

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -