Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Empresa de data centers fecha 2º acordo por energia renovável do NE

Além do acordo com a Casa dos Ventos, a empresa de data centers ODATA já tem parceria com a Serena Energia; ambas geradoras de energia renovável ficam na Bahia
odata casa dos ventos data centers nordeste expansão tecnologia inteligencia artificial
ODATA e Casa dos Ventos não divulgaram o valor do acordo nem o volume de energia que será utilizado. Foto: Divulgação

A provedora de data centers ODATA fechou acordo de longo prazo com a Casa dos Ventos para o fornecimento de energia renovável. A empresa de tecnologia terá participação no Complexo Eólico Babilônia Sul, que fica localizado na cidade de Várzea Nova, norte da Bahia.

Esse é o segundo acordo societário que a ODATA fecha com geradoras de energia renovável no Nordeste. O primeiro foi com a Serena Energia, com suprimento vindo do Complexo Eólico Assuruá IV, situado em Xique-Xique, também na Bahia, em fevereiro de 2024.

Nem o valor do acordo nem o volume de energia que serão utilizados pela empresa serão divulgados.

Data centers e energia

A necessidade de data centers cresceu com a popularização de ferramentas de Inteligência Artificial, como o ChatGPT, já que permite que grandes quantidades de dados e processamentos complexos sejam feitos — o que consome enormes quantidades de energia.

Ricardo Alário, CEO da ODATA, aponta que com essa “ascensão, a demanda por energia para viabilizar inovação é maior”, por isso que “contar com a geração de energia limpa em grande volume impulsiona o país como um grande polo para o desenvolvimento de data centers especializados em receber a IA e suas aplicações”.

- Publicidade -

Ele também entende que o acordo firmado faz parte de um momento estratégico, visto que com o potencial do Brasil para a geração de energia limpa e renovável, o País deve figurar também como importante polo global de data centers.

Lucas Araripe, diretor-executivo da Casa dos Ventos, complementa afirmando que “o Brasil está muito bem posicionado para atender a expansão” dessa indústria.

Segundo ele, o País tem ofertas de “energia renovável a preços competitivos globalmente, além de uma matriz limpa e com disponibilidade de conectar carga de forma rápida para novos data centers, o que outras geografias não têm”.

Por que os data centers são importantes?

Os data centers funcionam como bibliotecas do mundo digital. Eles organizam, protegem e facilitam o acesso a grandes quantidades de informação. Mas enquanto é preciso ir fisicamente à biblioteca, os data centers permitem que as informações possam ser acessadas de qualquer parte do mundo.

Isso faz com que pessoas e empresas de qualquer parte do mundo possam ter acesso a informações com rapidez.

Complexo Eólico Babilônia Sul

O Complexo Eólico Babilônia Sul, com 80 aerogeradores e capacidade total de 360 MW, recebeu investimento de aproximadamente R$ 1.8 bilhão.

O parque fornece energia para importantes indústrias, contribuindo para evitar a emissão de cerca de 720 mil toneladas de CO2 anualmente, o que equivale ao plantio de cerca de 4 milhões de árvores, isto levando em conta a média de emissões mundial do setor elétrico (IRENA).

O suprimento de energia eólica proveniente do complexo para a ODATA será iniciado após conclusão e cumprimento de determinadas condições precedentes usuais.

O parque eólico Babilônia Sul está em funcionamento desde julho de 2023 e já fornece energia para a ArcelorMittal Brasil, líder na produção de aço no País, e para sete plantas da Archer Daniels Midland Company (ADM), uma das maiores empresas do agronegócio no mundo, localizadas em Campo Grande (MS), Rondonópolis (MT), Santos (SP), Joaçaba (SC), Porto Franco (MA), Três Corações e Uberlândia (ambas em MG).

Leia mais:

Data centers ganham linha de crédito específica para se instalarem no NE

Data centers: saiba como a IA está contribuindo para expansão no NE e atraindo R$ 1 bi em Fortaleza

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -