A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Ceará recebeu destaque no fDi’s Global Free Zones of the Year, um prêmio que reconhece as zonas francas mais relevantes para investidores no mundo. Na edição de 2024, a ZPE Ceará conquistou o primeiro lugar nas Américas na categoria “Zonas de Inovação” e obteve o status de “altamente recomendada” em “Zonas Sustentáveis”.
Além desses prêmios, a ZPE Ceará posicionou-se entre as dez melhores zonas francas avaliadas, ocupando o 8º lugar global na lista divulgada anualmente pela fDi Magazine, vinculada ao respeitado periódico britânico Financial Times.
O diretor presidente da ZPE Ceará, Fábio Feijó, celebrou o reconhecimento. “Esse prêmio se dá pelos investimentos que o Governo Estadual faz e fez para promover as exportações e o nosso desenvolvimento econômico. Eles trazem confiança e credibilidade à ZPE Ceará, que inovou, por exemplo, deixando todos os nossos controles aferidos pela Receita Federal de forma automatizada e remota. Isso traz, para quem investe no Ceará, e principalmente na nossa ZPE, não só a segurança, mas também a agilidade em seus processos, seja na importação dos insumos, mas principalmente na exportação de seus produtos manufaturados.”
Diferenciais competitivos do ZPE Ceará
A revista do Financial Times ressaltou os diferenciais que elevaram a ZPE Ceará à vitória na categoria “Zonas de Inovação”, qualificando-a como um exemplo em meio aos centros que farão a transição dos combustíveis fósseis para tecnologias de baixo carbono. Sua localização estratégica próxima ao Porto do Pecém e infraestrutura dedicada resultaram em promessas de investimento de grandes empresas que buscam produzir hidrogênio usando eletricidade de fontes renováveis.
Na categoria “Zonas Sustentáveis”, a ZPE Ceará foi considerada “altamente recomendada” para investimentos. A fDi Magazine destacou a utilização de fontes de energia renovável e os esforços de descarbonização, com atenção especial ao projeto do Hub de Hidrogênio Verde. A publicação observou que essas ações devem favorecer novas parcerias.
Histórico de reconhecimentos
Nos últimos anos, a ZPE Ceará tem mantido uma posição de destaque nas premiações da fDi Magazine. Em 2022 e 2021, conquistou três menções honrosas em categorias como “Hidrogênio Verde”, “Aceleração na Adoção de Hidrogênio” e “Digitalização de Serviços”.
Em 2020, mesmo diante das dificuldades da pandemia, a ZPE Ceará recebeu prêmios em quatro categorias: Implantação de Tecnologia, “Conjunto de Talentos”, “Impulsionadores de Exportação” e “Desenvolvimento de Habilidades”.
De 2016 a 2018, a ZPE Ceará conquistou um total de 11 prêmios, coincidentemente com o início da produção da ArcelorMittal, antiga Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).
*Com informações do Governo do Ceará
Leia mais: Aprovada planta da hidrogênio verde da Fortescue na ZPE-CE