As fábricas da Mercedes-Benz do Brasil serão abastecidas por uma usina de geração solar fotovoltaica implantada no Rio Grande do Norte. A montadora fechou uma parceria com a empresa Raízen Power adquirindo uma participação societária na usina solar fotovoltaica do projeto Dunamis em construção pela Raízen Power.
Os valores envolvidos na operação não foram divulgados. O projeto Dunamis envolve a construção de uma das maiores usinas solares em construção no Brasil. São quatro usinas solares que vão ocupar uma área de 600 hectares no município de Santana dos Matos, a 190 Km de Natal, capital potiguar. O modelo da usina será autoprodução, quando o investidor opta por gerar a sua própria energia.
A Mercedes-Benz está interessada em reduzir as suas emissões de carbono para cumprir as metas de descarbonização, que a multinacional pretende fazer em todas as suas unidades. A parceria vai permitir a empresa antecipar estas metas.
A energia produzida pela Dunamis será usada para abastecer as duas fábricas da montadora no País, que são a de caminhão e ônibus, em São Bernardo do Campo, em São Paulo; e a que produz cabines em Juiz de Fora, em Minas Gerais.
Com a aquisição, as fábricas brasileiras da Mercedes-Benz passarão a produzir, usando somente energia 100% renovável. A iniciativa também vai permitir uma redução da despesa da conta de energia da montadora estimada em 30%.
O projeto Dunamis terá uma capacidade instalada para gerar 117,54 megawatts (MW). De acordo com informações da Raízen, o projeto vai permitir mais parcerias com outras empresas.
Leia também
Leilão da concessão de saneamento de PE deve atrair investimento de R$ 18 bi