Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Etiene Ramos – Cena Econômica: Pernambuco discute seu futuro

Pernambuco, assim como outro estados do Nordeste, tem várias vocações e caminhos para aumentar o seu desenvolvimento. Nesta terça, o Movimento Pró-Pernambuco e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado reuniram lideranças empresariais no encontro Diálogos Econômicos para ouvir o economista Jorge Jatobá, ex-secretário de Política de Emprego e Salário, do Ministério do Trabalho, no […]
Etiene Ramos
Etiene Ramos
Jornalista

Etiene Ramos

Pernambuco, assim como outro estados do Nordeste, tem várias vocações e caminhos para aumentar o seu desenvolvimento. Nesta terça, o Movimento Pró-Pernambuco e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado reuniram lideranças empresariais no encontro Diálogos Econômicos para ouvir o economista Jorge Jatobá, ex-secretário de Política de Emprego e Salário, do Ministério do Trabalho, no governo de Fernando Henrique Cardoso, sobre o futuro. Mas ele começou pelo presente, elencando as várias oportunidades que Pernambuco tem para crescer mais e gerar mais empregos: logística estratégica, Suape, plantas de energias renováveis, parte do bioma caatinga e sua biodiversidade para a indústria, melhora significativa nos indicadores de educação do ensino médio e o histórico de comércio e serviços que responde por 75% do PIB do Estado. Para desenvolver estes ativos, o economista sugeriu foco na execução do Arco Metropolitano, projeto rodoviário que se arrasta há 26 anos, e na conclusão do ramal da ferrovia Transnordestina que ligará o interior do Piauí ao Porto de Suape, além de ligações com as ferrovias Oeste-Leste e Norte-Sul. Jatobá foi veemente na defesa do Porto Digital que cada vez mais vem se integrando à realidade local, trazendo inovação e emprego a todos os segmentos econômicos. “Para a retomada é preciso melhorar os processos em tecnologia, a infraestrutura de fibra óptica e estimular startups. O investimento inicial de R$15 milhões do governo estadual, que assinei como então secretário da Fazenda, teve um efeito multiplicador e produziu um ecossistema altamente qualificado”, recordou, observando o quanto é urgente estimular Parcerias Público Privadas e até fundos garantidores para atrair o capital estrangeiro que encolhe diante da nossa instabilidade política, afastando crescimento econômico e, no rastro, os empregos. “Precisamos crescer mais rápido. Crescimento gera emprego e tem outra grande virtude: reduz pobreza, não necessariamente a desigualdade, que depende de matriz ideológica baseada em igualdade e oportunidade”, ensinou o professor Jorge Jatobá.

Lucena: Investimento que dá certo

Recife gera mais empregos em TI

Em setembro, Pernambuco ficou em primeiro lugar no Nordeste e em terceiro no país na geração de empregos formais, com um saldo de 25.732 novas contratações, segundo o Novo Caged, divulgado hoje. Presente no Diálogos Econômicos, o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, atestou a declaração de Jorge Jatobá, sobre o retorno do investimento no parque tecnológico para a empregabilidade. Analisando o resultado e os Cnaes das empresas contratantes, Lucena constatou que o Recife registrou quatro vezes mais empregos criados em tecnologia do que Fortaleza, e três vezes mais do que Salvador. “O investimento vem dando certo e temos que aumentar a formação de jovens para o segmento de TI, que paga melhores salários”, afirmou, adiantando a intenção de lançar um programa nacional de empreendedorismo digital em parceria com o Bradesco.

- Publicidade -

Mais para o Nordeste

O Vivo Valoriza, programa de relacionamento da Vivo com seus clientes, amplia sua área de atuação e, com a novidade, será possível resgatar novos benefícios em estabelecimentos da Bahia, Alagoas, Paraíba, Piauí e Pernambuco. Entre as ofertas, descontos em hospedagem, refeições, happy hours, lazer, serviços de entregas e academias de ginásticas e box de crossfit, válidos para todas as categorias do cliente no Vivo Valoriza (V, Platinum, Gold, Silver e Púrpura). Clientes de planos pós-pago, controle ou que possuem produtos fixo da operadora, independente do DDD de origem também serão contemplados.

Ambev de Portas Abertas

Criado pela Ambev para aumentar a presença de profissionais negros e negras no mercado, o programa Portas Abertas, em sua quarta edição, vai beneficiar 100 pessoas com bolsas de estudo oferecidas pela Fundação Estudar e outras 30 com mentorias de três meses por profissionais da companhia. As oportunidades serão apresentadas nos dias 30 de outubro e 06 de novembro em plataforma online. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 29 de outubro no site. As bolsas serão de cursos preparatórios para processos seletivos, com ferramentas e reflexões para a construção de um pitch de apresentação pessoal, abordando temas como marketing pessoal e elementos de storytelling. Já a mentoria irá tratar dos planos de desenvolvimento pessoal de cada um.

i-Passport checa saúde na Web-Summit 2021

A tecnologia Chronus i-Passport será o passaporte oficial de controle de acesso profilático da Missão Web-Summit Lisboa 2021, realizada em parceria entre a Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, Atlantic Hub e No Gap Ventures, instituições que conectam empresários brasileiros ao ecossistema empreendedor de Portugal. A Chronus foi desenvolvida no Recife, no Porto Digital, pela Mooh!Tech, startup franco-brasileira, com sede em Paris e escritórios na capital pernambucana, São Paulo e Brasília. A tecnologia vai garantir segurança checando os dados de saúde e vacinação dos participantes em todos os eventos da missão empresarial que ocorrerá de 31 de outubro a 6 de novembro. São esperados cerca de 200 empresários brasileiros, dos quais 120 estarão na audiência com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. A Web-Summit 2021 reúne CEOs, governantes e investidores para debater o futuro, os desafios e redefinir a indústria global de tecnologia.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -