Nos últimos dez anos, a pauta das exportações pernambucanas mudou de perfil, com a entrada em operação de uma grande montadora de automóveis e uma refinaria de petróleo. Os carros da Stellantis e os combustíveis da Abreu e Lima são responsáveis pelo maior volume de produtos do estado vendidos para outros países, mas o açúcar segue sendo importante, inclusive para o crescimento do mercado africano.
Estes números foram analisados pela jornalista do Movimento Econômico, Assíria Florêncio, que preparou reportagem a partir de informações da pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem). A reportagem conta com tabelas interativas para o leitor acompanhar a evolução do comércio exterior entre 2014 e 2024.
No segundo bloco, o editor Paulo Goethe falou sobre outro tipo de exportação pernambucana: a de talentos em tecnologia. O tema foi a matéria assinada pela CEO do ME, Patrícia Raposo, a respeito da abertura de uma unidade avançada do Porto Digital na cidade portuguesa de Aveiro. Com 15 startups instaladas e outros seis em processo de internacionalização, o PD Europa será uma importante vitrine para o que vem sendo desenvolvido na capital pernambucana, mas aberto também a iniciativas de outros estados.
Encerrando o Movimento da Semana, o jornalista Márcio Didier falou sobre a reta final das eleições municipais e o panorama nas capitais do Nordeste. O Movimento Econômico preparou um vídeo com dicas sobre o que será permitido e como ter acesso ao e-título. Os resultados estarão disponíveis no portal na noite do próximo domingo (6).
Confira as matérias abordadas no Movimento da Semana #17
Exportações de PE: açúcar bate recorde e África cresce 10% em 2024
Com Porto Digital, comunidade de startups do Brasil se expande na Europa
Eleições 2024: tire suas dúvidas sobre o que é permitido no dia da votação