Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Dia do Nordestino: chef alagoano faz sucesso com cuscuzeria em São Paulo

Restaurante no Capão Redondo, em São Paulo, viralizou nas redes sociais por diversidades de pratos com cuscuz nordestino
Cuscuzeria em São Paulo
Com pratos que homenageiam o Nordeste e elementos típicos da gastronomia regional, alagoano faz sucesso em São Paulo com restaurante especializado em cuscuz. Foto: Divulgação/Redes Sociais

O cuscuz é um clássico na mesa das famílias nordestinas e é versátil nas suas combinações. Combina com ovo, leite, feijão, carnes, queijos e tantas outras misturas de acordo com a criatividade e a fome. E todo nordestino quando está longe de suas origens sonha com um prato saboroso de cuscuz. Foi pensando nesse resgate da memória afetiva que o alagoano Cássio Gomes resolveu empreender e abriu um restaurante especializado em cuscuz, no bairro do Capão Redondo, em São Paulo. Hoje, o negócio cresceu e a expectativa é de abrir novas filiais em breve.

Em entrevista ao Movimento Econômico, o chef alagoano contou que a ideia de investir em um restaurante especializado em cuscuz surgiu durante a pandemia, logo após Cássio ter perdido o emprego e necessitar de uma fonte de renda para sustentar a família.

“A gente estava no meio da crise da pandemia, eu fiquei desempregado e não sabia mais o que fazer e perguntei pra minha mãe o que iríamos fazer. Então disse para ela: vamos vender cuscuz. Fomos ao supermercado, compramos os ingredientes e comecei a preparar, coloquei na plataforma de delivery e os pedidos começaram a sair. Então nos motivamos a continuar até que começaram a vir na nossa casa perguntar se teríamos um espaço físico e aí abrimos nossa primeira unidade, com apenas sete mesas. Na inauguração tinha mais de 100 pessoas, foi um sucesso”, relembrou.

Chefe Cassio Gomes, cuscuz
Natural de Delmiro Gouveia, em Alagoas, Cassio Gomes escolheu São Paulo para empreender e divulgar cultura do cuscuz nordestino. Foto: Reprodução

As sete mesas improvisadas deram corpo ao Oxente, Tem Cuscuz? e se tornou famoso nas redes sociais. O perfil oficial no Instagram possui mais de 250 mil seguidores e diversos vídeos com mais de meio milhão de visualizações.

O sucesso no digital e no restaurante físico, que já está ficando pequeno para o crescimento que a marca obteve, é reflexo de estudo e da criatividade para inovar nos pratos. Há combinações que homenageiam Alagoas, sua terra natal, sabores típicos do Nordeste, como queijo coalho, banana da terra e carne seca, e até inovações, com porções de cuscuz doce, com recheio de doce de leite, chocolate, entre outras.

- Publicidade -

“Cada prato criado é muita dedicação. Sempre estou lançando novidades no cardápio, novos sabores e assim vai”, explicou.

Cuscuz em São Paulo
Sabores do Nordeste são tempero do sucesso de restaurante especializado em cuscuz em São Paulo. Foto: Reprodução/Redes sociais

“O cuscuz já é muito conhecido aqui em São Paulo e tem muitos paulistas que também apreciam o prato, então trabalhei na ideia de montar o restaurante e o cardápio com essa temática e a clientela que alcançamos é muito gratificante. Estou sempre dedicado a trazer uma boa experiência gastronômica para os amantes do cuscuz e da boa comida nordestina”, disse.

Do cuscuz à Cruz do Mérito

O empreendedorismo e a criatividade de Cássio foram recentemente reconhecidos pela Assembleia Legislativa de São Paulo, que condecorou Cássio com a Comenda Cruz do Mérito do Empreendedorismo, concedido pela Câmara Brasileira de Cultura. O restaurante foi homenageado com o prêmio Top Empreendedor nas Américas, que reconheceu seu trabalho pela valorização da gastronomia nordestina.

“Foi uma honra para a gente, pois esse reconhecimento nos move a acreditar que estamos no caminho certo. Estamos sempre na luta para que o cuscuz seja mais reconhecido. Esse prêmio significa muito e me motiva a seguir em frente divulgando o cuscuz”, completou.

Cássio e sua família são naturais de Delmiro Gouveia, cidade localizada no Sertão de Alagoas. A escolha por São Paulo para empreender se deu pelo fato de enxergar mais possibilidades de crescimento e pela quantidade de nordestinos na capital paulista que sentem saudades de suas origens e buscam por restaurantes que resgatem os sabores da gastronomia regional. O sucesso do cuscuz alagoano já faz Cassio estudar a ampliação do empreendimento com novas unidades por São Paulo.

“Em Delmiro eu não tinha tantas oportunidades e é por isso que estou aqui em São Paulo empreendendo. Quem sabe um dia eu possa abrir um restaurante também em Alagoas. Hoje pretendemos abrir filiais nossas e estamos estudando este projeto para concretizar em breve”, completou.

Receita: Cuscuz Estrela de Alagoas

Para comemorar o Dia do Nordestino em grande estilo, o chef Cássio Gomes enviou ao Movimento Econômico uma receita especial de cuscuz doce. Confira:

Cuscuz Estrela de Alagoas
Cuscuz doce com cobertura de chocolate, o Estrela de Alagoas homenageia a terra natal do chef Cássio. Foto: Divulgação

INGREDIENTES

  • 500gr de farinha para cuscuz
  • sal a gosto
  • 500ml de água ambiente
  • Chocolate em bisnaga
  • Creme de leite
  • Coco ralado

MODO DE PREPARO

1° Coloque a massa de cuscuz e o sal em uma tigela , e misture.

2° Acrescente a água aos poucos e vá misturando. Cubra com um pano ou uma tampa e deixe descansar por 10 minutos.

3° Você vai perceber que a massa inchou um pouco, não se preocupe! Coloque um pouco da massa na cuscuzeira, pouco de côco , e pouco de chocolate, e complete com a massa – Lembre que precisa ir água na parte inferior. Deixe cozinhar por 10-15 minutos no fogo baixo. E se caso a cuscuzeira for menor , e o tempo de cozimento também . Fique de olho!

4° Depois de 2 minutos que começar a sair o vapor, apague o fogo, basta soltar a parte de cima , virar no prato e ele sairá assim.

5° Em uma cumbuca coloque um pouco de chocolate, e um pouco de creme de leite , e leve ao microondas por 40 segundos.

6° Ao retirar chocolate do micro-ondas, mexa até ficar numa consistência cremosa. Coloque em cima do cuscuz, e sirva ainda quente.

Leia mais: Produtores alagoanos investem no cultivo de cacau consorciado ao coco

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -