Pernambuco já recebeu 35.775 visitantes estrangeiros de janeiro a agosto de 2024. O número representa um crescimento de 20,86% na chegada de passageiros internacionais quando comparado ao mesmo período do ano passado. Turistas vindos de Portugal são a maioria, com quase 9,8 mil visitantes.
Uruguai e Argentina são o segundo e terceiro colocados no ranking dos países com as maiores quantidades de viajantes internacionais que chegam ao estado, com 6.739 e 6.351 visitantes, respectivamente.
Os dados são de um relatório produzido pelo Setor de Estudos e Pesquisas (SEP) da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e da Empetur, com base em informações da Polícia Federal. O levantamento foi divulgado na última semana.
Pernambuco itinerante
Paulo Nery, secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, entende que “o aumento no número de visitantes reflete o sucesso das ações estratégicas de promoção turística que temos implementado em parceria com diferentes setores do trade turístico”. Segundo ele, a previsão é de que o número continue crescendo.
Essa promoção turística acontece através de imersões sensoriais, chamadas pela pasta de “ativação”. Atualmente, a secretaria está em Buenos Aires, capital da Argentina, “vendendo, no bom sentido, o verão pernambucano”.
“É uma exposição onde as pessoas têm a oportunidade de botar uma chinela havaiana, pisar na areia da praia, sentir o vento da praia, a temperatura, experimentar a culinária da praia pernambucana. Tudo isso para que a gente possa mostrar um pouco do verão pernambucano para os argentinos. Essa mesma ativação vai acontecer em Assunção, no Paraguai, e em Santiago, no Chile.”
Raio x
Visitantes vindos da Europa e da América Latina são a maioria, contabilizando 32.213 turistas. Sozinho, o Velho Continente concentra mais da metade dos visitantes, com 53,23% do total de viajantes.
Mas o mercado turístico pernambucano ainda segue em recuperação ao patamar de antes da pandemia de Covid-19. Além das ativações que buscam atrair mais visitantes ao estado, novas linhas aéreas têm sido implementadas.
Ainda para este ano, a previsão é do início do funcionamento de rotas que ligam o Aeroporto Internacional dos Guararapes ao Aeroporto Internacional de Santiago e o Aeroporto de Guarulhos ao Aeroporto Fernando de Noronha.
“Um novo voo da Latam começará provavelmente em dezembro para Santiago, no Chile. E continuamos trabalhando, abrindo portas por meio de consulados de outros países, como os Estados Unidos, como a própria Alemanha, para iniciar um debate, uma negociação na busca de trazer mais voos internacionais para Pernambuco”, pontua Nery.
Já a operação Guarulhos-Fernando de Noronha é um duplo ganho “porque como São Paulo é um grande palco internacional, vai conectar a nossa ilha Fernando de Noronha com vários países do mundo”, além da ligação com o próprio estado.
Cenário nacional
Além dos passageiros internacionais, Pernambuco teve uma movimentação de 164.228 brasileiros, isto considerando tanto entradas quanto saídas.
De acordo com os dados do relatório, Pernambuco registrou um aumento de 3,4% no volume de atividades turísticas e um crescimento de 10,2% nas receitas, isto se os dados de janeiro a julho deste ano são comparados ao mesmo período do ano passado.
Comparando o mesmo intervalo de tempo entre 2019 e 2024, o estado apresentou uma elevação de 5,4% no volume, além de um crescimento de 38,3% na receita gerada.
Para a secretaria, os resultados destacam a recuperação e o fortalecimento do turismo em Pernambuco após o impacto da pandemia, reafirmando sua importância econômica e o potencial de crescimento no setor.
Sobre a análise
O Setor de Estudos e Pesquisas (SEP) da Empetur/Setur agora monitora o turismo em Pernambuco com informações atualizadas sobre o Índice de Atividade Turística, segundo dados do IBGE e da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).
A análise, que antes abrangia 12 estados, foi ampliada para 17, incluindo agora Alagoas e Rio Grande do Norte, ambos da região Nordeste.
A expansão permite uma visão mais ampla e detalhada do comportamento do turismo no Brasil, com foco em Pernambuco, cujos dados indicam um desempenho positivo tanto no volume de atividades quanto nas receitas geradas.
Leia mais:
Fernando de Noronha passa a contar com rota turística da tradição pesqueira
Réveillon do Recife terá movimentação de R$ 300 milhões. Confira as atrações