As cataratas do Iguaçu e as piscinas naturais da Pajuçara estarão mais próximas entre dezembro e janeiro de 2025 por conta da confirmação de dois voos semanais ligando Foz do Iguaçu à Maceió. Os voos serão operados pela Azul e vão fortalecer o turismo entre as cidades e atrair pessoas interessadas em realizar as famosas comprar na fronteira entre o Brasil e Paraguai.
A Azul Linhas Aéreas terá 46 voos semanais para a capital alagoana, tornando o destino o mais vendido pela companhia durante o período da alta temporada. A rota quase internacional entre Foz do Iguaçu e Maceió acontecerão aos domingos e sextas-feiras.
Segundo o gerente do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, Wander Melo Jr, a rota direta entre as cidades amplia a malha de voos oferecida pelo terminal aéreo e conecta passageiros de outros destinos interessados em conhecer os atrativos turísticos do Sul e as praias alagoanas.
Além de Foz, Maceió terá conexão com outras 17 cidades brasileiras, a maioria delas do Sudeste e Centro Oeste. Sairão voos semanais das cidades de Araçatuba (1); Campinas (10); São Paulo (3); Bauru (1); Presidente Prudente (1); Ribeirão Preto (3); São José do Rio Preto (4); Londrina (1); Curitiba (1); Cascavel (1); Ubá (1); Uberlândia (3); Belo Horizonte (7); Cuiabá (1); Goiânia (3); Recife (2); Rio de Janeiro (1).
Voos internacionais para Maceió
Além das rotas nacionais, o turismo de Maceió será beneficiado com voos vindos de Portugal e da Argentina, também entre os meses de dezembro e março de 2025.
De Portugal terão dois voos extras diretos, partindo das cidades de Lisboa e Porto nos dias 26 e 27 de dezembro. Eles serão operados pela companhia aérea Hi Fly. Atualmente, Alagoas tem dois voos semanais vindo de Portugal e que são operados pela TAP.
Já a conexão com a Argentina será reforçada com dois voos extras às quintas-feiras e sábados entre 26 de dezembro e 9 de março do próximo ano.
Segundo a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, a retomada da parceria para o aumento do número de voos é a prova que o Alagoas tem sempre um bom desempenho comercial, que as companhias aéreas entendem Alagoas como um mercado competitivo e possível de incremento além, claro, do trabalho do Governo de Alagoas em conceder tratamento especial às empresas, com a redução da carga tributária sobre o QAV, tornando o destino ainda mais atrativo.
“Seguimos trabalhando para promover o destino, fortalecer as regiões turísticas no que tange à infraestrutura logística do destino e seus produtos, assim como ampliar e fortalecer os mercados de atuação. Alagoas tem vocação natural e uma rede hoteleira em expansão capaz de absorver a demanda crescente de turistas no estado. Nosso objetivo principal é que essas operações sejam realizadas com sucesso e que seja dada continuidade aos voos na malha regular”, completou Bárbara.
Viagens crescem no Brasil pós-pandemia
Dados divulgados esta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as viagens de lazer e a trabalho aumentaram entre destinos nacionais no período pós-pandemia.
Em 2023, 85,7% das viagens foram realizadas por finalidade pessoal e 14,3% por finalidade profissional. O lazer foi o principal motivo apontado para a realização de viagens pessoais, representando 38,7% delas, seguido da visita ou evento de familiares e amigos (33,1%), do tratamento de saúde ou consulta médica (19,8%) e da categoria outro (8,4%), que inclui os deslocamentos para compras pessoais, cursos e peregrinação religiosa, por exemplo.
Em relação a 2020 e 2021, houve aumento na participação dos motivos de lazer e do tratamento de saúde ou consulta médica. Por outro lado, das viagens realizadas por finalidade profissional, sendo 82,4% eram para negócio ou trabalho e 11,6% eventos e cursos para desenvolvimento profissional.
Entre os tipos de lazer que motivaram as viagens, o maior destaque foi a busca de sol e praia, respondendo por 46,2% do total. Em seguida, aparecem as viagens em busca de natureza, ecoturismo e aventura (22%) e para cultura e gastronomia (21,5%). A categoria outro, que abarca, por exemplo, atividades heterogêneas como as esportivas e os encontros de idosos, representou 10,2% do total.
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