Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Parcerias de negócios impulsionam crescimento das empresas

Parcerias entre empresas concorrentes ou entre companhias que oferecem produtos e serviços complementares eram raras até pouco tempo atrás
Haroldo Matsumoto
Haroldo Matsumoto/Foto: divulgação

Por Haroldo Matsumoto*

“Ninguém faz nada sozinho”. Em algum momento, você já ouviu, pensou ou pronunciou essa frase, que retrata uma grande realidade. É interessante observar como a ação em equipe ou movimentos realizados em conjunto ganham muito mais força.

No caso do mundo dos negócios, as parcerias entre empresas concorrentes ou entre companhias que oferecem produtos e serviços complementares eram raras até pouco tempo atrás. Afinal, era impossível se juntar ao ‘inimigo’ para traçar estratégias de negócios. Não seria inteligente e nem seguro se aproximar da concorrência.

Aos poucos, porém, as alianças colaborativas formadas entre empresas passaram a ser encaradas com um novo olhar por gestores e empresários, especialmente com as mudanças de comportamento apresentadas pelos consumidores brasileiros, que passaram a ter mais acesso à informação e, assim, pesquisam mais antes de realizar suas compras.

Essas alianças firmadas entre companhias dos mais diversos portes e segmentos têm proporcionado benefícios interessantes a cada um dos participantes. Entre as vantagens, na minha percepção, estão a possibilidade de aumento do número de clientes, maior poder de negociação com fornecedores, ganho de visibilidade, insights para o desenvolvimento de novos produtos ou de serviços que se complementem. Os impactos também costumam ser positivos em relação à reputação das marcas e à sustentabilidade financeira das respectivas empresas.

- Publicidade -

É claro que será necessária uma dose de precaução na hora de buscar e estabelecer esses acordos colaborativos. Oriento, por exemplo, que os gestores interessados nessas parcerias façam pesquisas profundas usando não só a internet, mas participando de rodadas de negócios, feiras e congressos do segmento. Analisar o que empresas de outras áreas estão fazendo também é interessante para identificar o que pode funcionar.

Também recomendo que ao realizar a aproximação do potencial parceiro, a empresa procure agendar uma reunião para mostrar o seu modelo de negócios, quais são as similaridades entre as marcas e como elas podem se fortalecer ao atuar em conjunto. Nesse processo é importante que as necessidades e interesses de cada empresa estejam claros e que o papel de cada um, bem como os objetivos e metas fiquem bem definidos.

A estrutura de comunicação entre as duas empresas será essencial para o sucesso da ação conjunta. É preciso que haja transparência e clareza em todas as atividades que forem desempenhadas em prol da parceria. O mesmo vale para a troca de experiências e de conhecimento entre as partes. Elas podem ser decisivas para alavancar os negócios e a própria parceria. Por isso, é importante que os dois lados estejam abertos à troca, compartilhamentos, dúvidas e às boas práticas adotadas pelo outro. O processo colaborativo é interessantíssimo, também, para que aconteça a adoção de boas práticas de governança, por exemplo. Isso leva à maior sustentabilidade e longevidade das empresas.

Quando uma parceria é firmada tendo como base cada um desses aspectos citados, a margem para o sucesso só aumenta e as chances para que ambas cresçam no mercado e ultrapassem os demais concorrentes também. Avalie se esse não seria um bom momento para ter um parceiro!

*Haroldo Matsumoto é especialista em marketing e gestão e sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa – consultoria multidisciplinar de gestão de negócios

Leia também:

O segredo para ser um empreendedor mais produtivo

Educação financeira para herdeiros em sucessão familiar

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -