Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Com sabores regionais, Sorvetes Frosty faz de PE seu 2º maior mercado

Empresa cearense tem um plano de investimento de R$ 40 milhões para expandir a franquia Frosty nos estados do Nordeste, com produtos para vários públicos
Sorvetes Frosty inaugura loja em Boa Viagem, Recife
O fator regional influencia na produção de sabores, mas a Sorvetes Frosty investiu em tecnologia para acelerar processos sem perder sabor e qualidade. Foto: Frosty/Divulgação

* Pedro Magulha

A Sorvetes Frosty, marca 100% cearense, já soma 91 lojas e pretende alcançar o número de 100 estabelecimentos até o fim do ano de 2024. Com a unidade mais recente aberta no Recife, no bairro de Boa Viagem, e presença nos estados do Ceará, Pernambuco, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte, a empresa tem um plano de investimento de R$ 40 milhões para expandir a franquia.

Uma novidade da loja recentemente inaugurada na Zona Sul da capital pernambucana é a máquina adquirida pela empresa por R$ 4 milhões, que pode aumentar a produtividade em 250% com mais de 90% de seus processos automatizados.

“Os investimentos que temos feito ultimamente são de suma importância para viabilizar o plano de expansão pelo Nordeste, conforme estamos fazendo em Pernambuco. No estado, já chegamos a 16 lojas inauguradas e a expectativa é que esse número cresça nos próximos meses, tendo em vista que projetamos encerrar o ano com mais de 100 unidades físicas em pleno funcionamento”, explica o diretor-executivo da Frosty, Edgard Filipe Segantini.

Hoje, a Frosty é a maior empresa nordestina no ramo de sorvetes e 5ª maior do Brasil segundo o Ranking Nielsen. O estado de Pernambuco é o 2º principal mercado da marca, com 16 lojas – perdendo apenas para a terra-natal, Ceará – entretanto, é a primeira vez que um estabelecimento é inaugurado em uma área “endinheirada” do estado.

- Publicidade -

Antes de abrir o primeiro ponto na Zona Sul da capital, a marca estava presente em ambientes considerados “periféricos” da capital pernambucana, com unidades nos bairros do Ibura, Cohab, San Martin, e em cidades vizinhas como Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes.

Até outubro, a empresa está planejando mais sete inaugurações no estado, com novas unidades em Camaragibe (1), Paulista (3), Olinda (1), Recife (1) e Abreu e Lima (1). Para 2025, a Sorvetes Frosty pretende abrir mais 54 lojas em Pernambuco.

Sorvetes Frosty inaugura loja em Boa Viagem, Recife
Loja inaugurada em Boa Viagem, no Recife, é a 16ª da Sorvetes Frosty em Pernambuco. Estado ganhará mais sete unidades distribuídas em cinco cidades. Foto: Frosty/LinkedIn/Reprodução

Origem da Frosty

Inaugurada em 1990 em Fortaleza, a Sorvetes Frosty começou como um negócio caseiro e familiar. Fundada por Mariana Rocha e Affonso Taboza, a empresa funcionava numa garagem no bairro de Aldeota. A empresa ia crescendo aos poucos até ter sido comprada por completo por Edgard Segantini Junior, atual CEO da Sorvetes Frosty, em 2006.

Desde a chegada de Edgard, a empresa cresceu 120 vezes, equivalente a 11.900%, adquiriu outras marcas, a Marujinho e a Barbaresco, e se expandiu pela região Nordeste. Um dos diferenciais da empresa é investir em modelos de varejo e atacado, dando ao cliente a possibilidade de adquirir produtos com valor de atacado. Outro fator importante para o crescimento da marca foi a boa gestão de pessoas e liderança dentro da instituição.

Atualmente a Frosty tem uma fábrica no Parque Fabril de Maracanaú, no Ceará, com área maior que 14.200m², e capacidade produtiva diária de 550.000 unidades de picolés, 150 toneladas de sorvetes, 12 toneladas de açaí e 9 toneladas de polpas.

Na produção de sorvetes e picolés, o processo é similar à de outras indústrias, entretanto, o diretor-executivo da Frosty, Edgard Filipe Segantini, destacou as inovações que a empresa tem em relação às concorrentes na produção de polpa de frutas.

Diferentemente de outras marcas, a polpa feita pela fábrica cearense é 100% natural e, ao contrário de outras, o congelamento da polpa é feito sem líquido, fazendo com que o processo dure apenas 40 minutos e pareça um “picolé sem palito”, enquanto com líquido pode durar até 48 horas.

Aposta na regionalidade

Em um mercado com grandes marcas tão bem estabelecidas e tão competitivo, Felipe Segantini destaca uma vantagem que a Frosty tem em relação às outras, “Uma vantagem que a gente tem em relação a essas empresas nacionais é a regionalidade que a gente traz para o consumidor”.

O executivo comentou que o fato de ser do Nordeste ajuda a se comunicar com o público local e gerar uma preferência. Esse fator regional influencia também na produção de sabores, por exemplo o Napolitano Nordestino, que diferente do Napolitano tradicional com chocolate, morango e creme, vinha com sabor tapioca, milho e amendoim, buscando sempre uma maior aproximação com o cliente final.

Em 2020, a empresa desenvolveu o setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), que ficou responsável pelo estudo e produção de novos produtos e sabores. Essa função era antes exercida pelo setor de Qualidade, que agora trabalha com a aprovação e lançamento dos itens. Essa mudança possibilitou maiores lançamentos, como exemplo a linha Gold de picolés e sorvetes e a linha Pura Fruta, de picolés sem leite e baixa caloria.

No total, a companhia tem em seu leque mais de 200 produtos, além de sorvetes e picolés, estão presentes o açaí, o gelato italiano, polpas de fruta e gelo em tubos. A empresa também tem linhas de sorvetes e picolés para pessoas com restrições alimentares, com opções sem lactose, sem açúcar e de baixa caloria.

Leia mais: Tapioca é o sabor do NE entre os 100 melhores sorvetes do mundo

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -