Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Novo terminal do Aeroporto de Noronha custará R$ 57 mi e será entregue em 2026

Administrado pela Dix Aeroportos, novo terminal de Fernando de Noronha terá sua área ampliada de 1000m² para 3300m²
O projeto pretende harmonizar o novo terminal do Aeroporto de Noronha com a paisagem da ilha Foto Divulgação
O projeto pretende harmonizar o novo terminal do Aeroporto de Noronha com a paisagem da ilha Foto Divulgação

Um projeto que vai adequar-se à beleza natural do local, mas oferecendo conforto e preservando a sustentabilidade. A proposta do novo terminal de passageiros de Fernando de Noronha contempla esses pilares. A Dix Aeroportos, que administra o terminal aeroportuário da ilha apresentou as imagens de como ficará o novo equipamento.

Previsto para ser concluída em outubro de 2026, a obra custará R$ 57 milhões e a empresa está trabalhando para finalizar o processo de obtenção das licenças ambientais, com o objetivo de viabilizar o início das obras no menor espaço de tempo possível. “O terminal terá sua área ampliada de 1000m² para 3300m², com capacidade para movimentar 400 mil passageiros por ano de forma sustentável, atendendo de imediato e de forma confortável, aos usuários durante os 25 anos de concessão”, afirmou Manoel Ferreira, diretor da Dix.

Ele destacou também que a empresa está concluindo a ampliação temporária das instalações do terminal existente atualmente em Noronha. “Estamos acrescentando mais 300 metros quadrados a fim de oferecer maior comodidade aos passageiros”, disse.

Instalado em paraíso natural, o Aeroporto de Fernando de Noronha contará com sistema de reuso de água e estrutura de abastecimento por meio de energia solar. O projeto de arquitetura do novo terminal possui conceitos inspirados na ecologia e na sustentabilidade ambiental.

“O projeto foi elaborado com o intuito de integrar-se de forma harmoniosa à paisagem da ilha, enquanto prioriza a sustentabilidade e o conforto dos viajantes”, afirma Fred Moreira, da Moreira Lima Consultoria, responsável pela concepção da nova estação de embarque e desembarque. Segundo ele, serão utilizados materiais leves e de fácil instalação com o objetivo de gerar o mínimo de resíduos possível durante todas as fases de construção e operação.

- Publicidade -

Novo terminal será mais confortável

Com uma área três vezes maior do que o prédio atual, o novo terminal vai oferecer aos usuários comodidades como amplas áreas de embarque e desembarque, maior número de boxes de check-in, saguão para movimentação de receptivo, bar e restaurante, além de uma ampla sala vip e maior número de pontos comerciais.

Novo terminal de Fernando de Noronha terá 3.300 m², o que dárá mais comodidade aos usuários Foro Divulgação

O projeto arquitetônico foi apresentado na noite da segunda-feira (26) à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, pelo diretor da Dix, Manoel Ferreira e pelo arquiteto Fred Moreira.

A governadora Raquel Lyra afirmou que o projeto foi encaminhado para a secretaria de Mobilidade e Infraestrutura para aprovação e que espera, “muito em breve”, inaugurar o novo terminal. Ela destacou ainda outras ações que serão realizadas pelo governo no arquipélago como as obras da pista do aeroporto, implementação de usina fotovoltaica, requalificação das vias da ilha e implantação do sistema de saneamento.

Aeroporto voltará a receber jatos

Após a conclusão das obras de reestruturação do sistema de pistas que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado de Pernambuco, o aeroporto estará apto a receber aeronaves a jato de grande porte, em voos diretos de qualquer localidade do País. Atualmente operam aeronaves bimotor e turboélice de médio porte ATR, operado pelas empresas Azul e Voe Pass.

Recebendo a maior parte dos seus visitantes da região Sudeste, Fernando de Noronha ocupa uma posição de destaque entre os destinos turísticos do Brasil graças às suas praias paradisíacas, águas cristalinas e rica biodiversidade.

“O turismo é de extrema importância para os moradores de Fernando de Noronha, pois é a principal fonte de renda e emprego na ilha. Além disso, a receita gerada pelo turismo também é utilizada para a manutenção e preservação dos locais turísticos e ecossistemas naturais, além de financiar serviços públicos como educação, saúde e infraestrutura”, destacou Manoel Ferreira.

A Dix Aeroportos, que pertence ao grupo Agemar, ganhou a licitação realizada pelo Governo de Pernambuco para administrar o aeroporto por um prazo de 25 anos. A empresa também administra, em consórcio, mais 11 aeroportos no Estado de São Paulo, dentre eles os de São José do Rio Preto, Araçatuba e Presidente Prudente, como também outros dois aeroportos em destinos com apelo ecológico: Belém (PA) e Macapá (AM).

Veja também:

Noronha: projeto do novo terminal de passageiros é apresentado
Lula e Raquel Lyra assinam acordo sobre gestão compartilhada de Fernando de Noronha
Donos de Pousada pressionam por flexibilidade no número de turista em Fernando de Noronha

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -