Maior portal de economia do Nordeste, o Movimento Econômico é finalista da etapa estadual do 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) em Pernambuco, na categoria Jornalismo em Texto, com a reportagem “As micro e pequenas geram 80% do emprego e só acessam 12% do crédito”.
Assinada pela jornalista Ângela Belfort, a matéria destaca como micro e pequenas empresas respondem por mais de 90% dos negócios no Brasil. Geralmente são empreendimentos que começam pequenos, geralmente nas próprias nas próprias residências, e vão crescendo sem o apoio do crédito tradicional dos bancos.
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) esses empreendedores geram 80% do emprego, mas só têm acesso a 12% do crédito.
Na sua reportagem, Ângela Belfort contou histórias como a de Vera Peixoto, que possui uma fábrica de bolo de rolo e derivados, onde comercializa broa, tartelete, torradinhas de minibolo de rolo. A empreendedora alavancou a empresa por meio de vendas realizadas para mercados, padarias e Ceasa. Atualmente, ela produz 8 mil unidades de bolo de rolo por mês.
Outra personagem foi Manu Nogueira, que tem uma fábrica de roupas com “estampas atemporais”. Ela lembrou que a mãe possuía uma estrutura para a produção de camisetas e que as vendas pela internet ajudaram a empresa a crescer.
O Prêmio Sebrae
A 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) destaca a atuação de profissionais que, por meio de seus trabalhos, ajudaram a promover e fortalecer o empreendedorismo em Pernambuco. Os vencedores serão revelados em setembro, em data ainda a ser divulgada. O tema central do concurso deste ano foi “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais”.
Leia a matéria finalista:
As micro e pequenas geram 80% do emprego e só acessam 12% do crédito