Pernambuco é o Estado do Nordeste com o maior número de denúncias no período de campanha política. A informação consta no aplicativo Pardal, disponibilizado pela Justiça Eleitoral para receber denúncias de irregularidades na campanha de candidatos do país inteiro. O período de propaganda das Eleições 2024 para os cargos de prefeito e vereador teve início na última sexta-feira (16).
Em apenas cinco dias, até a tarde desta terça-feira (20), o aplicativo havia recebido 549 denúncias relativas à campanha eleitoral em Pernambuco em 47 dos seus 184 municípios, a maioria relativa à propaganda irregular. A segunda posição no Nordeste é ocupada pela Bahia, que tem 417 municípios e tem 363 denúncias. Em seguida, bem perto, vem o Ceará, com 356 registros, que tem o mesmo número de municípios que Pernambuco.
Ainda no Nordeste completam a lista o Rio Grande do Norte, com 112 denúncias, Paraíba, com 86, Maranhão, com 69, Piauí com 54, Alagoas com 46 e, por fim, Sergipe, com apenas 8 denúncias. Como o sistema do Pardal é online, a atualização dos números é constante.
Em Pernambuco, o município com maior número de denúncias é a capital do Estado, Recife, com 81 queixas, seguido pelo segundo maior colégio eleitoral do Estado, Jaboatão dos Guararapes, com 61 acusações. Araripina vem na terceira posição, com 36 denúncias, seguida por Paulista, com 29.
Se levar em conta os números nacionais, Pernambuco ocupa a terceira posição, ao lado do Rio Grande do Sul, com 549 queixas. A primeira posição é ocupada por São Paulo, com 1.076 denúncias, seguida por Minas Gerais, com 723. O Estado brasileiro que menos utilizou o Pardal até o momento é Roraima, com apenas 5 queixas.
Sobre o Pardal
No Pardal Móvel, disponível para smartphone e tablet, é possível denunciar propaganda eleitoral irregular na internet e outras formas de propaganda inadequada, devidamente especificadas pelo próprio aplicativo. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store).
Veja também:
Justiça Eleitoral lança mobilização por alistamento de jovem eleitor