“Gato” em Pernambuco significa desviar a energia elétrica da rede sem pagar. Técnicos da Neoenergia em Petrolina receberam um comunicado de moradores da existência de um bichano em um poste na Rua 50, no bairro da Cohab, na cidade do Sertão do São Francisco. Era um de verdade, que estava mais de 24 horas preso entre os fios de alta tensão, sem conseguir descer.
A operação de resgate aconteceu na manhã desta quarta-feira. A equipe da Neoenergia teve que montar uma operação de resgate para retirar o animal e evitar o risco de um choque elétrico.
“A ação precisou ser feita por profissionais experientes, seguindo todo o protocolo de segurança, mas com muita perícia e cuidado, pois qualquer movimento brusco poderia assustar o gato e ele ir direto para os fios de energia. A perícia da equipe foi primordial para que o resgate fosse bem-sucedido”, afirmou o supervisor operacional da Neoenergia, Anderson Tenório. Após o resgate, os moradores locais agradeceram o empenho da equipe em salvar o animal.
A Neoenergia orienta as pessoas a ligarem para o 116 sempre que identificarem algum animal preso em postes no Estado. Caso não tenha condições de promover a retirada apenas com a própria equipe, a distribuidora aciona o Corpo de Bombeiros para que o serviço seja feito e a vida do animal seja preservada.
Gato e outros animais
Resgates de animais em postes já aconteceram em Pernambuco. Em 2020, os técnicos da Neonergia tiveram dificuldade de retirar uma gata grávida de cima de um poste em em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata do estado. Foi preciso a ajuda até do Copro de Bombeiros.
O caso mais inusitado aconteceu no Recife, também em 2020. Uma preguiça foi resgatada de uma torre de alta tensão na BR-101, no bairro de Guabiraba. Debilitado, o bicho foi levado ao Centro de Triagem de Animais Silvestre de Pernambuco (Cetas Tangara)
Leia mais: Neoenergia PE perdeu 10% da energia comercializada em 2023