Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Multimodal Nordeste, a primeira feira do novo centro de convenções no Recife

A feira reúne mais de 80 marcas e vai até a quinta-feira (08) no Recife Expo Center, no Bairro de São José
A primeira tarde da Multimodal nesta terça-feira (06) contou com a participação de muitos profissionais da área de logística. Foto: Divulgação/Multimodal

A abertura da Multimodal Nordeste reuniu grandes players da área no Estado e esteve lotada durante a primeira tarde do evento, que marcou o início das operações de um novo centro de convenções na capital pernambucana, o Recife Expo Center. O evento tem uma expectativa de movimentação econômica superior a R$ 250 milhões e deve receber cerca de 5 mil pessoas, segundo uma estimativa dos organizadores.

“Percebemos que havia uma necessidade de uma feira de logística em Pernambuco, que fica no centro do Nordeste. Existe uma necessidade dos fornecedores e expositores em criar um ambiente de negócios para conectar este público”, comenta a sócia da Insight Feiras e Negócios, Tatiana Menezes.

Realizadora do evento, a Insight Feiras e Negócios lançou a feira em fevereiro de 2024 e no final de maio terminaram as vendas. O evento ficou com mais de 15 empresas em lista de espera.

Grandes players da logística local como o Porto de Suape, Agemar, Tecon Suape e Porto do Recife estão com estandes no evento que vai até a quinta-feira (08), das 14h às 20h, no Cais de Santa Rita, no Bairro de São José, no Centro do Recife. “É importante ter uma feira como essa no Nordeste, inclusive para viabilizar o Centro de Convenções”, afirma o diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot.

O estande do Porto de Suape conta com um totem interativo no qual é possível fazer um passeio virtual pelo 6º porto público mais movimentado do país. Ainda na abertura da Multimodal, o gestor assinou a escritura da aquisição do terreno que vai possibilitar a expansão da fábrica da Shineray Motos em Suape e também lançou o censo que será realizado na estatal.

- Publicidade -

Também presente ao evento, o diretor comercial e operacional do Porto do Recife, Andrei Lira, conta que a estatal está com grande expectativa para o leilão de três terminais da estatal que será realizado no próximo dia 21. “Recebemos as visitas de várias empresas locais e de fora interessadas no leilão”, conta Andrei, acrescentando que é importante ter uma Multimodal no Nordeste.

O novo centro de Convenções abrigou com conforto a primeira Intermodal, que ocupou aproximadamente metade do Recife Expo Center, que terá uma área total de 7 mil m², incluindo um pavilhão com 4.100 m², um auditório para 1.500 pessoas e dez salas multifuncionais com capacidade de 100 até 190 pessoas.

O evento reuniu mais de 80 marcas com expositores de produtos, serviços, maquinários e equipamentos, provedores logísticos, transporte, mercado imobiliário, comércio exterior, seguradoras, soluções financeiras, associações e entidades de classe, portos e aeroportos.

Nos estandes, era possível encontrar de software usado para dinamizar serviços na área de logística até empilhadeiras e triciclos com capacidade de carregar até 150 quilos de carga refrigerada, além de estandes como o da Agemar e o do Tecon Suape. “Muito mais que conectar fornecedores e compradores, a Multimodal Nordeste traz soluções com grandes nomes da logística, proporcionando networking, vendas e parcerias comerciais”, afirma Rodrigo da Fonte, sócio da Insight Feiras e Negócios.

O evento também terá muitas palestras, incluindo uma sobre Cluster de Inovação de Logística e Manufatura às 15h30m, que será apresentada por Gilberto Freire Neto nesta quarta-feira (07). Ele vai falar também do diferencial que pode ocorrer na implantação de um armazém inteligente. A programação completa pode ser consultada no site https://multimodalnordeste.com.br

“A Multimodal Nordeste antes mesmo de acontecer já é sucesso! Finalizamos a comercialização dos nossos expositores dois meses antes da feira acontecer e já temos uma lista de espera para 2025″, conta Tatiana Menezes.

Multimodal sustentável

O evento já nasce sustentável. A Insight Feiras e Negócios firmou parceria com a Carbono B, que vai fazer um inventário de gases de efeito estufa (GEE) da feira. Com os dados obtidos, serão implementadas medidas de compensação de carbono, incluindo a logística de montagem e desmontagem do evento. A intenção da empresa é conseguir o selo “Evento Carbono B”, uma certificação que atesta o compromisso do evento com a sustentabilidade na compensação de carbono.

Referência em infraestrutura e logística no Nordeste, a Agemar, na pessoa do diretor Manoel Ferreira Júnior, receberá um reconhecimento como presidente de honra da primeira edição. “A feira se reveste em uma importância muito grande, não só para Pernambuco, mas para o Nordeste e para o Brasil, porque no Brasil as cargas são movimentadas através de rodas. E transportar é conectar portos, aeroportos e rodovias. E é muito bom ter isso aqui, sair só das feiras de eixo de São Paulo, e ter essa feira aqui no Nordeste”, conclui.


O evento tem o patrocínio do Complexo Industrial Portuário de Suape e da Infraero, Ministério dos Portos e Aeroportos, Governo Federal. Também são patrocinadores Banco do Nordeste e NEQ Equipamentos. A Multimodal tem o apoio dos Correios, Adepe, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo de Pernambuco, Travelex, Space Totem e Mais Vida Cobertura Médica, além do apoio institucional da Associação Nordestina de Logística (Anelog), da Associação Comercial de Pernambuco (ACP), da Amcham, da Rede CIN e das federações que representam a indústria de vários Estados da região como Fiepe, Fiea, Fiepb, Fiepi, Fiern e Fieb.

*Com informações da Multimodal

Leia também

Shineray vai investir R$ 75 milhões na expansão da fábrica em Suape

Infra homologa consórcio para fazer projeto da Transnordestina PE

Setor empresarial defende concessão e pedágio para PE-60

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -