O Programa Voa Brasil foi anunciado pela primeira vez há 16 meses pelo ainda ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. Depois, foi prometido por outras sete vezes. Agora, o programa finalmente deve finalmente sair do papel nesta quarta-feira (24). No entanto não será com a abrangência prometida anteriormente. A primeira etapa do programa será direcionada para os aposentados do INSS.
De acordo com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, esse será o maior programa de inclusão social da aviação brasileira. A intenção do Governo é tornar o transporte aéreo mais acessível e democrático no país, permitindo que mais brasileiros, especialmente novos usuários, tenham acesso ao mercado aéreo do Brasil.
O programa visa criar nova demanda com um público que atualmente não voa, oferecendo bilhetes aéreos por até R$ 200 o trecho. A fase inicial do Voa Brasil é destinada aos que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses, independente da faixa de renda. Cada beneficiário terá direito a dois bilhetes aéreos por ano.
Voa Brasil: empresas ainda indefinidas
O Ministério de Portos e Aeroportos não antecipou quais companhias aéreas aceitaram aderir ao Voa Brasil. Porém, no ano passado, a Latam indicou à jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, que via ‘com bons olhos’ a iniciativa. No último mês de abril, o grupo confirmou a adesão ao programa, do qual também deverão participar Azul e Gol.
Nesta quarta-feira, o ministro Sílvio Costa Filho vai detalhar como funcionará a primeira etapa do Voa Brasil. O programa não deverá contar com aporte de recursos públicos ou de subsídios. Isso porque, com o programa, o governo deverá gerenciar as passagens ociosas das companhias aéreas, sobretudo dos voos fora da alta temporada.
As regras para aquisição das passagens aéreas mais baratas pelos aposentados também deverão ser publicadas durante a apresentação.
Serviço:
- O quê: Lançamento da primeira fase do programa Voa Brasil
- Quando: quarta-feira (24), a partir das 15h
- Local: Auditório da sede do Ministério de Portos e Aeroportos, na Esplanada dos Ministérios, Bloco R, em Brasília-DF.
- Link da transmissão: https://www.youtube.com/live/rCQ3bm6IEaQ
Veja também:
Voa Brasil será destinado a aposentados e estudantes do Prouni
Voa, Brasil vai emitir quase 12 milhões de passagens por ano a R$ 200