Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco se renova e entre suas novas frentes estão o uso de inteligência artificial na prospecção de negócios, a ativação do e-commerce e a abertura de uma loja de bebidas
Por Patrícia Raposo
Mudança de marca e novo posicionamento. A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco está abandonando a sigla “AD Diper” para adotar “Adepe”. Além disso, em novembro, inaugura um escritório em São Paulo para atuar ativamente na prospecção de investimentos para o Estado.
O reposicionamento introduz com amplitude a cultura digital na instituição e abre novas frentes de atuação. Fazendo uso de inteligência artificial, a Adepe vai cruzar informações de mercado para ser mais proativa na captação de investimentos, com foco em 19 cadeias produtivas.
As novas frentes de atuação envolvem a ativação do segmento de mineração no estado e a gestão do Porto de Petrolina. “Estamos criando a gerência de recursos Minerais e firmando parceria com a CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais) para atualizar o mapa da mineração do estado que tem 19 anos”, explica o presidente da Adepe, Roberto de Abreu e Lima. Isso é importante porque muitas empresas buscam informações sobre minerais metálicos e não metálicos para definir seus investimentos.
O que será feito com o Porto de Petrolina dependerá de estudos, mas a ideia é reproduzir nas margens do São Francisco o modelo do que está sendo feito às margens do Atlântico, na região portuário do Recife.
A Adepe também vai atuar na locação de galpões para empresas e o primeiro a ser implantado será em Exu, no Sertão do estado. A região é vizinha ao polo calçadista de Juazeiro do Norte (CE). “Não queremos concorrer com operadores logísticos. Os nossos galpões vão apoiar algumas iniciativas em áreas estratégicas”, avisa o presidente.
A Adepe também terá pela frente a missão de implantar um e-commerce para o artesanato e as roupas made in Pernambuco, agregando a esse portfólio do comércio virtual um novo item: as bebidas produzidas no estado. E a Loja de Bebidas PE, que deve abrir as portas até dezembro no Armazém 11, no principal cartão postal do Recife, o Marco Zero, reunirá cervejas artesanais, cachaças, aguardente, vinhos, licores, cafés e similares. “Seremos o primeiro estado a atuar com e-commerce. Já temos experiência no varejo, com as vendas dos centros de artesanato. São quase dez anos nisso e um catálogo com 400 itens”’, explica o presidente da Adepe.
Com 56 anos de atuação, a Agência tem em seu portfólio marcos como o Complexo Industrial Portuário de Suape, a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), Fenearte, Programa Força Local, Programa Desenvolve.ai, Centro de Artesanato de Pernambuco, Loja Moda Autoral de PE, Mercado Eufrásio Barbosa, entre outros projetos.
“A transformação econômica e a Adepe surgem apoiadas em alicerces de inovação, desenvolvimento e sustentabilidade para impulsionar o crescimento e a solidificação da nossa economia. Estamos em uma transição histórica. Percebemos que a Agência assumiu, ao longo dos anos, esse protagonismo de desenvolver novos projetos, ao tempo em que encara novos desafios demandados pela diversidade da economia local e nacional. Com o reposicionamento estratégico, estamos efetuando mudanças importantes na nossa estrutura e agregando inovação e sustentabilidade à nossa vocação, que é o desenvolvimento econômico”, explica Roberto Abreu.