Por Antonio Wrobleski*
Especialistas apontam que a transformação digital nas empresas, considerada uma antecipação do processo de digitalização, avançou a passos largos durante a pandemia. Segundo relatório de abril de 2020 do Waze, aplicativo de solução em mobilidade, houve diminuição de 69% no número de quilômetros rodados no app por usuário no Brasil. Em paralelo, também segundo o mesmo relatório, ocorreu um aumento significativo na demanda por logística, resultado da expansão dos e-commerces e das compras on-line no período.
Mais do que vender, portanto, agora o desafio do comércio eletrônico é entregar nas condições combinadas com custos viáveis. E as melhores empresas também já perceberam que a logística será um diferencial competitivo para alavancar ainda mais o negócio. O que acontece hoje, de verdade, é que faltam ferramentas que ajudem na responsabilidade com a entrega, essencial para o cálculo do giro mensal nos estoques. Melhora Roic, Ebitda e, principalmente, lucro líquido da operação. Acreditamos muito nessa solução, pois o empresário saberá onde está o seu equipamento, onde está a sua entrega e vai melhorar a empatia e a relação entre produtor e consumidor.
Nessas condições de digitalização e novas tecnologias, a Pathfind, empresa especializada em otimização e redução de custos logísticos, para contemplar esse “gap” do mercado, desenvolveu um aplicativo que une roteirizador dinâmico, aplicativo para motoristas (Paths) e torre de controle. O sistema inteligente utiliza algoritmos de machine learning, ou seja, quanto mais é utilizado, mais se atualiza e otimiza as rotas.
Roteirizador, otimizador e torre de controle, tudo isso integrado em um único software, além de ser friendly user. Qualquer estagiário ou menor aprendiz consegue operar o Paths. É como converter em uma figurinha todas as funcionalidades que ele oferece. Possui 70 algoritmos, que podem trabalhar de forma coordenada ou isolada, dependendo da necessidade do usuário. Tudo isso em uma interface amigável, robusta e ágil e otimização do cenário real, sem que o operador precise modificar o resultado manualmente para que seja exequível. É mobile e utiliza o sistema SaaS. O sistema otimizador do Paths pode dar a melhor rota para os motoristas, fazendo ele economizar tempo e dinheiro, além de ganhar, no mínimo, 15% a mais do que ele já ganha.
O caminhoneiro, se for autônomo, é aquele profissional que tem o caminhão dele e tem muitas penúrias, então, ele necessita de um aplicativo que o ajude a economizar tempo e dinheiro. O produto realiza o cadastro de todos os clientes e as respectivas entregas, planeja o trajeto – com opção de priorizar consumidores, mostra no dashboard todas as rotas, atrasos, distância, pedidos e visitas, além da classificação dos tipos de serviços: entrega (E), entrega e coleta (E+C) e/ou coleta (C). “O sistema utiliza o GPS do celular. Tem histórico da rota, cria relatórios e é uma torre de controle – a empresa em suas mãos, já que apresenta uma visão geral do empreendimento”, destaca Wrobleski.
A tecnologia do Paths traz diversos benefícios, dentre os quais podemos citar: interface amigável; informação nas mãos do caminhoneiro/transportador; redução de custos logísticos e com combustível; maior eficiência (mais entregas realizadas por veículo); mais agilidade na operação de roteirização e entrega e mais produtividade. Com essa tecnologia de ponta, a Pathfind contribui para a digitalização das transportadoras/empresas, possibilitando aumento de eficiência, redução de custos e decisões assertivas com base em dados, acarretando em mais economia e produtividade. Nós, junto com o roteirizador, temos um produto chamado Planner: ele planeja as rotas de vendedores/demonstradores, e faz com que além de otimizar as rotas, você pegue um cliente com uma rota muito extensa e faça com que ele gaste menos combustível. Ele faz um trabalho em conjunto com o roteirizador para que você não venda mais do que possa levar/entregar, ajuda você a consolidar cargas e fazer a roteirização.
*Antonio Wrobleski é presidente do Conselho de Administração da Pathfind. Engenheiro, com MBA na NYU (New York University), também faz parte do Conselho da BBM Logística e sócio da Awro Logística e Participações