Líder mundial na fabricação de esquadrias em PVC, a Deceuninck vai instalar um Centro de Distribuição e depois uma fábrica na Paraíba para atender melhor o mercado nordestino de construção. O investimento será de R$ 10 milhões com geração de 850 empregos diretos e indiretos até 2026. As operações devem começar já em julho para receber material de seu hub logístico de São Paulo.
Fundada na Bélgica em 1937, a Deceuninck opera em 91 países oferecendo soluções para arquitetos, engenheiros e construtores em geral que precisam de soluções para portas e janelas.
No Brasil, está sediada no município paulista de Cotia. No ano passado o prédio que também funciona como Centro de Distribuição foi remodelado, ganhando maior capacidade de armazenamento e sendo capaz de abrigar 500 toneladas de material.
Com isso, a Deceuninck duplicou a sua capacidade de estocagem, de expedição e de processamento de material. Além de ser um CD, a unidade de São Paulo também opera com uma linha de produção de materiais laminados, contando com o recebimento de insumos vindos do Chile, Alemanha e EUA.
O governador da Paraíba, João Azevêdo, recebeu o CEO da Deceuninck Latin America, Joren Knockaert, para dar as boas-vindas aos novos investidores no estado. “A Paraíba tem se destacado pela atração de novas empresas, resultado da eficiência da nossa gestão fiscal, da segurança jurídica que oferecemos aos investidores, dos investimentos que fazemos na infraestrutura rodoviária e da nossa localização estratégica, permitindo a geração de emprego e renda”, frisou durante o encontro.
Deceuninck no Nordeste
A instalação de um CD na Paraíba faz parte da estratégia da Deceuninck de ampliar mercado nas regiões Norte e Nordeste. A utilização de material em PVC na construção é mais forte, no Brasil, nas regiões Sul e Sudeste.
O country manager da empresa, Sebastião Pereira, disse em vídeo institucional que os perfis extrudados de PVC, além da beleza, proporcionam segurança e conforto acústico para quem mora em edifícios. “É um material ideal para quem quer ter o conforto de uma casa e os benefícios de um condomínio”, citou.
É a verticalização das cidades e a retomada da construção civil aos números pré-pandemia que fazem a Deceuninck dar esse novo passo no mercado nacional.
Segundo a Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC) de 2022, a Região Nordeste se mantém com o segundo lugar no ranking nacional em construção de edifícios, atingindo 18,3% de participação no valor total de obras e serviços. O Sudeste é o líder, com 49,5%. O valor incorporações, obras e/ou serviços de construção no Nordeste alcança R$ 72,6 bilhões, segundo o levantamento feito pelo IBGE.
A empresa aposta nas suas nove linhas customizadas para a realidade brasileira, que levam em conta a incidência solar e a legislação ambiental. Os produtos podem ser enviados em 12 cores diferentes e a empresa oferece 20 anos de garantia.
Sobre a Paraíba, Sebastião Pereira afirmou que as operações da empresa no estado já serão iniciadas em julho e destacou os motivos que fizeram a empresa se instalar no estado nordestino.
“O estado possui uma excelente localização estratégica. Além disso, o governo oferece um ambiente favorável de negócios para quem deseja empreender, nos dando todo o suporte necessário. Nossos materiais já estão em deslocamento para a Paraíba e esperamos começar o quanto antes nossas operações no estado, inicialmente, com o Centro de Distribuição e, em seguida, com a fábrica”, explica.
* Com informações do governo da Paraíba
Leia mais: Minha Casa, Minha Vida aumenta em 6% vendas da construção civil