Cinco medalhas e duas ordens honoríficas de Mérito Industrial foram entregues a empresários e familiares (de dois homenageados in memoriam) em cerimônia realizada na noite de quinta-feira (23) na Casa da Indústria, a sede da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe).
O evento, que reuniu empreendedores, políticos e diretores de entidades representativas da economia do estado, comemorou de forma antecipada o Dia da Indústria, que é celebrado em 25 de maio.
De acordo com o presidente da Fiepe, Ricardo Essinger, os homenageados deste ano personificam o espírito empreendedor, demonstrando excelência em liderança, inovação e compromisso com a qualidade e a sustentabilidade.
As medalhas do Mérito Industrial da Fiepe foram entregues a Albanio Venâncio (Construtora Venâncio), João Bezerra (Etical Etiquetas e Bezerra Engenharia), Nelson Bezerra (Masterboi) e Nilo Simões (advogado e ex-superintendente do Sesi-PE e diretor regional do Senai-PE). A insígnia também foi concedida, in memoriam, a Ítalo Brasil Renda (Indústrias Reunidas Renda S/A).
Já a Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI) foi outorgada ao Grupo Moura e ao empresário Raymundo da Fonte (in memoriam).
Em nome dos mais quatro mil funcionários da Masterboi, o empresário Nelson Bezerra agradeceu a entrega da medalha da Fiepe. O presidente do grupo destacou que a honraria é um reconhecimento maior a uma das indústrias frigoríficas do país.
Fundada no ano 2000 em uma parceria dos irmãos Nelson e Guilhermina Bezerra, a Masterboi atua no mercado nacional de processamento, distribuição e exportação de alimentos.
São três unidades com Serviço de Inspeção Federal (SIF) em Nova Olinda, no Tocantins; em São Geraldo do Araguaia, no Pará; e a terceira e mais moderna, em Canhotinho, no Agreste de Pernambuco.
“São gestos como esse que aumentam a nossa responsabilidade com o desenvolvimento da indústria pernambucana”, disse o presidente da Masterboi, cuja estrutura ainda inclui seis lojas próprias, dois centros de distribuição e uma transportadora.
Ordem do Mérito Industrial
A Medalha de Ordem do Mérito Industrial, mais alta honraria da CNI, foi entregue ao Grupo Moura. “É muito gratificante estar aqui representando a família Moura e os mais de 6 mil colaboradores nestes mais de 60 anos no mercado. Temos muito orgulho do que construímos e de receber um prêmio dessa magnitude”, discursou Sérgio Moura, representante do grupo.
O empreendimento nasceu em 1957, na cidade de Belo Jardim e hoje é referência no segmento de acumuladores e líder na América do Sul.
Os filhos de Raymundo da Fonte receberam a medalha da CNI e agradeceram a homenagem in memoriam.
O mais alto prêmio também foi entregue a Raymundo da Fonte (in memoriam) e recebido por seus filhos no palco do evento. “Dois sentimentos se fazem presente neste momento: orgulho e gratidão”, disse Célia da Fonte Longman, representante e filha do homenageado.