Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Rota da Tilápia em Pernambuco reúne 17 municípios

Referência no segmento, Pernambuco passa a ter uma Rota da Tilápia. Projeto aprovado e promulgado pela Assembleia Legislativa tem o objetivo de reunir 17 municípios criadores desse tipo de pescado, para que realizem uma série de ações conjuntas para potencializar a economia e expandir a cadeia produtiva. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia […]
Brasil é o quarto maior produtor mundial de tilápia. Foto: Peixe BR – Associação Brasileira da Piscicultura

Referência no segmento, Pernambuco passa a ter uma Rota da Tilápia. Projeto aprovado e promulgado pela Assembleia Legislativa tem o objetivo de reunir 17 municípios criadores desse tipo de pescado, para que realizem uma série de ações conjuntas para potencializar a economia e expandir a cadeia produtiva.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município pernambucano de Jatobá, no Sertão de Itaparica, é o maior produtor do Nordeste e o terceiro do Brasil.

Outras cidades como Floresta, Itacuruba, Belém do São Francisco e Petrolândia, todas no Sertão no Sertão do São Francisco, também têm apresentado crescimento nos últimos anos. Em 2022, Pernambuco negociou R$ 350 milhões ao produzir 28,9 mil toneladas do peixe. 

Publicada no Diário Oficial de quarta-feira (17), a proposta aponta que as cidades contempladas serão beneficiadas diretamente através dos impactos produzidos por setores como comércio e turismo, a partir do fomento à criação de festivais gastronômicos e eventos culturais. Também pelo incentivo à capacitação profissional para atuação nas atividades relacionadas à cadeia produtiva.

Municípios da Rota da Tilápia

Além de Jatobá, Floresta, Itacuruba, Belém do São Francisco e Petrolândia, integram ainda a Rota da Tilápia os municípios de Tacaratu, Carnaubeira da Penha, Serra Talhada, Cabrobó, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande, Petrolina, Salgueiro, Terra Nova, Ibimirim e Inajá.

- Publicidade -
Deputado Fabrizio Ferraz foi o autor da proposta da Rota da Tiilápia em Pernambuco Foto: Foto: Jarbas Araújo/Alepe

“É um reconhecimento pelo trabalho realizado pelos produtores desses municípios, que geram renda e emprego para a população e proporcionam o desenvolvimento do nosso estado. Nosso objetivo é dar visibilidade e valorizar setores como turismo e comércio através do desenvolvimento sustentável”, destacou o deputado estadual Fabrizio Ferraz (Solidariedade), autor do projeto que cria a Rota.

Expostação brasileira

O Brasil é hoje o quarto maior produtor mundial de tilápia, que corresponde a 98% das exportações brasileiras de peixes de cultivo, atendendo sobretudo os Estados Unidos.

Paraná é o estado com maior produção no país, com 34% do volume total. A segunda posição no cultivo nacional de tilápias é de São Paulo. O Nordeste tem três estados entre os 10 maiores produtores do país – com Pernambuco, Bahia e Alagoas –, chegando à produção de 100.320 toneladas, em 2022, um crescimento de 5,2% em relação a 2021.

Veja também

Em Pernambuco, o valor da produção da aquicultura cresceu em 47,6%

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -