Por Vanessa Siqueira, de Alagoas
Cerca de 70 mil pequenos agricultores de Alagoas deverão ser beneficiados com a entrega de sementes em um programa estadual que tem como objetivo incentivar a produção agrícola o setor produtivo de grãos. A primeira fase do programa Planta Alagoas vai distribuir 1,1 mil toneladas de sementes. Investimento do governo estadual no programa voltado para a agricultura familiar será de R$ 20 milhões.
A entrega das sementes e lançamento do calendário de ações do programa para o ano de 2024 aconteceu nesta segunda-feira (18), no município de Arapiraca, localizado no Agreste de Alagoas, que possui 90% da base de sua agricultura formada por pequenos agricultores, com terras entre um e dez hectares.
De acordo com a Secretaria da Agricultura de Alagoas (Seagri), nesta primeira etapa do Planta Alagoas, foram distribuídas sementes de milho, feijão, sorgo e arroz, com alto potencial genético e adaptadas às condições climáticas.
A segunda etapa, que deve acontecer no segundo semestre deste ano, irá fortalecer a fruticultura no estado, com a entrega de mais de um milhão de mudas frutíferas, gerando oportunidades de emprego e renda e estimulando o desenvolvimento local.
Planta Alagoas familiar
O governador de Alagoas, Paulo Dantas, destacou que programa vai refletir no crescimento econômico alagoano a partir do estímulo à agricultora familiar. “Deveremos ampliar ainda mais a produção de grãos em Alagoas. Ao comparar 2023 com 2022, a produção de grãos do estado cresceu em torno de 126%, um aumento substancial. Quanto ao milho, especificamente, o estado cresceu mais de 200%”, disse.
O Programa Planta Alagoas atende produtores familiares de todo o estado, incentivando a produção e gerando renda através da inclusão produtiva, além de promover segurança alimentar das famílias atendidas. Agricultores que não possuem condições financeiras de comprar sementes recebem os grãos sem custo algum.
Segundo dados da Seagri, no ano de 2023 foram distribuídas 1,3 mil toneladas de sementes de milho, feijão, sorgo e arroz, entre elas, sementes crioulas, solicitadas por comunidades, movimentos e cooperativas. Com isso, 63 mil agricultores foram beneficiados em 90 municípios do estado.
* Com informações Seagri/AL
Leia mais: Garantia-Safra vai injetar mais de R$ 11 milhões em 14 municípios de Alagoas