Na 16ª posição da lista de cidades mais afetadas no mundo pelo avanço do mar e pelas mudanças climáticas, o Recife vai investir R$ 4,19 milhões na contratação de estudos e projetos destinados a estabilizar o avanço erosivo e recuperar áreas públicas. A licitação foi publicada no Diário Oficial do Município no dia 7.
As intervenções pretendidas pela prefeitura serão feitas em uma extensão de quase dez quilômetros, abrangendo as praias de Brasília Teimosa, Pina e Boa Viagem. A iniciativa faz parte do projeto Orla Parque, que visa modernizar um dos principais cartões-postais da cidade.
O projeto Orla Parque, além de combater o avanço do mar, visa requalificar toda a orla da capital pernambucana, transformando-a em um grande parque linear. Entre as melhorias previstas estão a criação de centralidades, melhorias na segurança e iluminação, construção de novos banheiros, reforma do calçadão e aumento da área verde.
“Diante das circunstâncias impostas ao longo do tempo pelo avanço dos processos erosivos e do avanço do mar, não restam dúvidas quanto à necessidade de tomar ações para novas intervenções, de modo que se possa, além da estabilização do avanço erosivo, devolver também o reequilíbrio sedimentar do ambiente costeiro”, explica a diretora de Manutenção da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Gabriela Buarque.
Contenção do avanço do mar
A área a ser abrangida pelos estudos compreende toda a faixa de areia dessas praias, desde as proximidades com a Rua Dr. Arlindo dos Santos Maciel até o final da Brasília Teimosa, totalizando cerca de 9,3 km de extensão. O objetivo é identificar soluções para conter o avanço do mar e promover a recuperação dessas áreas públicas, onde a redução da faixa de areia compromete a infraestrutura urbana.
Até o momento, o projeto já entregou 60 quiosques ao longo da Avenida Boa Viagem, requalificou 11 banheiros e está em processo de requalificação de mais oito. Além disso, está em andamento a requalificação dos dez quiosques situados na Avenida Brasília Formosa e da sede da Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas. A construção da primeira centralidade, Porto Terra Nova, também foi iniciada na última semana.
* Com informações da Prefeitura do Recife
Leia mais: João Campos anuncia requalificação da orla do Recife até 2025 investindo R$ 112 milhões