Passe Seguro PE vai garantir que apenas pessoas completamente imunizadas ou com resultado do RT-PCR negativo possam ingressar em eventos maiores que o Estado espera autorizar nos próximos dia
O governo de Pernambuco anunciou, na tarde desta quinta (19), uma chamada pública para que startups e demais empresas de tecnologia de Pernambuco possam desenvolver um aplicativo que permita a realização de eventos testes com público no Estado. Denominado de Selo de Certificação Digital, o Passe Seguro PE, vai funcionar como uma espécie de passaporte que garanta que apenas pessoas completamente imunizadas ou com resultado do RT-PCR negativo possam ingressar em eventos maiores que o Estado espera autorizar nos próximos dias.
De acordo com a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Ana Paula Vilaça, a criação desse certificado digital vai permitir o controle para que o Estado possa avançar com segurança para a realização de eventos maiores com a presença de público. “Esses desenvolvedores de aplicativos deverão submeter seus projetos à Comissão Técnica da Agência Estadual de Tecnologia da Informação de Pernambuco (ATI) e Secretaria de Saúde (SES) para atestarem a segurança de que as informações do usuário contidas no sistema de saúde e no Conecta Recife tenham possam ser de fato certificadas”, explicou Ana Paula.
Ainda segundo a secretária executiva, a criação desse aplicativo será o primeiro caminho para que sejam autorizados pelo Governo do Estado os eventos testes. “A partir da elaboração e certificação do Passe Seguro PE, as empresas produtoras de eventos poderão solicitar à Secretaria de Desenvolvimento Econômico a autorização para realização de qualquer evento com público, garantindo, dessa forma, um evento seguro e sem filas”, ressalta Vilaça.
Sobre o não avanço no Plano de Convivência com a Covid-19, Ana Paula Vilaça que devido à presença da variante Delta, que conforme comunicada na última quarta (18), pelo secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, já encontra-se em transmissão comunitária no estado, não haverá avanços em mais uma semana. “Permanecem como estão as atividades econômicas e sociais, com bares e restaurantes autorizados a funcionar diariamente até meia noite; eventos corporativos para até 300 pessoas e sociais para até 100 pessoas, ou 70% da capacidade do local; assim como a apresentação musical com até cinco integrantes. Contudo, continua proibido a abertura de pista de dança, assim como dançar em pé na mesa sem máscara”, esclarece.