No Nordeste, enquanto os gigantes supermercadistas tradicionais choram as redes regionais vendem lenço, como evidenciam os últimos movimentos da companhia mineira Novo Atacarejo. No apagar das luzes de 2023, a empresa ganhou ainda mais musculatura na região, ao adquirir duas lojas – uma em Garanhuns (PE) e outra em Campina Grande (PB) – que pertenciam ao Grupo Carrefour Brasil.
A operação acontece num momento em que a multinacional francesa passa por dificuldades no país e está retirando a bandeira de hipermercados Carrefour da Bahia e Ceará, duas das maiores economias do Nordeste.
A transação com o Novo Atacarejo foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em 29 de dezembro, último dia útil do ano. O colegiado não divulgou os valores da transação. Procurado, o Novo Atacarejo respondeu, por meio de nota, que “essa compra faz parte do plano de expansão do grupo”, sem informar o investimento.
Essas novas unidades do grupo operam, até o momento, sob a bandeira TodoDia, que pertence ao antigo Grupo BIG, adquirido pelo Carrefour.
Em sua justificativa ao Cade para o desinvestimento nessas unidades, o Carrefour afirmou que essa transação foi considerada “uma oportunidade de negócio, contribuindo para a melhoria de sua eficiência financeira e alinhada à sua política de constante manutenção do parque de ativos”.
Novo Atacarejo cresce e Carrefour encolhe
Essa reviravolta no comércio nordestino acontece menos de dois anos após a compra do Grupo BIG pelo Grupo Carrefour Brasil. A Walmart (EUA) vendeu o BIG – dono das bandeiras BIG, BIG Bompreço, Super Bompreço, Nacional, Maxxi Atacado, Sam’s Club, TodoDia e de postos de combustíveis – numa transação anunciada em abril, aprovada pelo Cade em maio e concluída em junho de 2022.
A aquisição – que atingiu R$ 7,5 bilhões – surpreendeu o setor e se esperava uma ofensiva do Carrefour no Nordeste e Sul que assustou os concorrentes.
A expectativa era que o maior grupo de varejo alimentar do país desse um salto sem precedentes ao avançar, por exemplo nos estados nordestinos, área de domínio tradicional do BIG, que detinha 181 lojas e 38 propriedades adicionais no mercado brasileiro.
Na fase em que a compra se tornou pública, o Carrefour afirmou que pretendia aumentar sua relevância em regiões onde tinha pouca participação, pois tinha identificado um forte potencial de crescimento. A estratégia incluía expansão em todos os formatos: supermercado, hipermercado, atacado e loja de vizinhança. O final dessa história, no entanto, foi bem diferente do previsto.
O que vai acontecer com o Carrefour na Bahia e Ceará?
Em 2024, a bandeira de hipermercado Carrefour – a principal do grupo no Brasil – encerrará suas atividades na Bahia e no Ceará. Além disso, o grupo vai fechar diversas lojas da bandeira no Sul (Rio Grande do Sul) e Sudeste (em Minas Gerais). A decisão foi anunciada em dezembro passado.
No mercado baiano, cinco dos seis hipermercados localizados em Salvador e Vitória da Conquista devem ser fechados e apenas um será convertido em Atacadão, bandeira de atacarejo do grupo.
No Ceará, as unidades de Maraponga e Fátima, em Fortaleza serão convertidas em Atacadão e a unidade em Washington Soares, também na capital, será transformada em Sam’s Club, antigo clube de compras do Walmart e que agora integra o Grupo Carrefour.
Já o hipermercado da avenida Bezerra de Menezes – adquirido ao BIG – será fechado, poucos meses depois de ser convertido em Carrefour.
Em novembro de 2023, o grupo já tinha sinalizado para a conversão, entre 2024 e 2026, de 40 hipermercados no Brasil em Varejão e lojas do Sam´s Club, mas a proporção que essa mudança tomou, incluindo o encerramento de operações, foi muito além do esperado pelo setor.
Novo Atacarejo dispara em PE e PB
Enquanto o Carrefour se retrai, o Novo Atacarejo, que tem apenas quatro anos, entra no ranking de 20 maiores grupos do segmento no país. A companhia surgiu da união dos grupos empresariais mineiros SFA e Super Cidades. Mas se define como “uma rede nordestina com matriz pernambucana”, já que o escritório central está localizado no bairro de Boa Viagem, em Recife, e todas as lojas estão no Nordeste.
A primeira operação do grupo foi inagurada em 2019, na cidade de Carpina, a 58 quilômetros do Recife, e em 2020 a rede entrou na capital pernambucana. Atualmente, o Novo Atacarejo conta com 27 unidades em operação, em 22 municípios de Pernambuco e Paraíba, mercados em que responde pela geração de 3 mil empregos diretos. O mix de produtos, incluindo a fabricação própria, chega a 9 mil itens.
Só em 2023, a rede abriu nove lojas. Questionada se poderia aproveitar o desinvestimento do Carrefour na Bahia e Ceará para entrar nesses estados, a empresa não respondeu.
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