Por Fabiana Lima
Quando pensamos em retomar e alavancar a economia e como os negócios irão se desenvolver, diante das mudanças no comportamento do consumidor, nas relações entre as empresas, agentes públicos e reguladores etc., precisamos ter foco e entender o que nesse momento é prioridade, estratégico para está no centro da tomada de decisão.
Pensar estrategicamente, não é algo fácil, mas a boa notícia é que pode ser treinável. Requer, antes de tudo, uma visão sistêmica com olhar atento para o seu negócio e o mercado de atuação.
A formulação de estratégias precisa considerar histórico e probabilidades que possam ajudar ou atrapalhar sua evolução, identificando fatores no presente que sejam molas propulsoras para o futuro desejado, seja interna ou externamente, buscando trazer esse futuro para ações no presente do seu negócio. Estabelecer estratégias e executá-las para qualquer empreendimento não é nada simples, mas é extremamente importante para o desenvolvimento contínuo e sustentável.
Faz-se necessário levar sempre em consideração três áreas fundamentais para sua performance: Pessoas, Finanças e Processos. De forma sucinta, em relação a PESSOAS quanto melhor for a comunicação e mais claros forem os seus objetivos e metas estabelecidos, melhor será́ o entendimento e o engajamento da equipe e a percepção dos clientes. Na área FINANCEIRA o fluxo de caixa, recebíveis e riscos operacionais precisam de um olhar ágil e analítico. Verifique as suas possibilidades de crédito com foco também no futuro. Tenha cuidado com a fonte dos dados para que suas análises sejam as mais reais possíveis. E em relação aos PROCESSOS é imprescindível definir de forma simples e eficiente, e revê-los com foco em eliminar a ineficiência, redefinindo os processos críticos e/ou automatizando tarefas manuais para possibilitar melhorias de desempenho e reposicionar seu negócio com um resultado sustentável.
Os profissionais e as empresas precisam se adaptar as velozes e constantes transformações em seu ambiente de negócios, por isso é tão importante estabelecer estratégias e persegui-las com determinação e visão de futuro, considerando as mudanças e adaptações nesse percurso. Neste momento de mudanças essenciais para sobrevivência, empresários e líderes precisam avaliar cuidadosamente suas ferramentas, seus sistemas, processos para redefinir as estratégias, e caso não às tenham, é urgente defini-las.
Os negócios estão sendo afetados em maior ou menor grau a depender de seu mercado de atuação, região, maturidade tecnológica etc., mas independente disto, é preciso mudar seu comportamento frente a nova realidade mercadológica.
E você já pensou em qual é a sua contribuição, neste momento, para a empresa que você trabalha ou para o seu negócio?
*Fabiana Lima é Consultora & Estrategista em Posicionamento Profissional e Gestão de Negócios há mais de 20 anos e idealizadora do Método PlanActing – Planejamento e Ação Gerando Resultados. Instagram e Linkedin @fabianadeolima