Para quem gosta de aviação, o Aeroclube de Pernambuco oferece uma programação diferenciada neste fim de semana, o evento Airventure, que acontece entre esta sexta (20) e o domingo (22). A programação traz palestras, shows aéreos, exposição de aeronaves, paraquedismo e a presença de montadoras de carros com seus últimos modelos. A expectativa é atrair 15 mil pessoas nos três dias do evento.
Uma das atrações é o copiloto do lendário voo Varig 254, Nilson Zilleque, vai falar sobre lições de sobrevivência com base na experiência da queda do avião no Mato Grosso, em 1989. Para quem não lembra, em 3 de setembro de 1989, um Boeing 737-241 partiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, com destino ao Aeroporto Internacional de Belém, no Pará, e previsão de escalas em seis aeroportos da rota. Após a decolagem do Aeroporto de Marabá, a aeronave, ao invés de tomar o rumo em direção ao norte para Belém, virou e passou a ir em direção oeste.
Os pilotos ficaram perdidos e precisaram fazer um pouso de emergência na selva. O resgate demorou quatro dias. Entre os 54 passageiros e tripulantes a bordo, um morreu no momento do acidente por estar solto no corredor da aeronave, sendo arremessado em direção à cabine, e outros 11 durante o tempo de espera do resgate.
Ainda na programação, estão confirmadas as participações de Esquadrilha Céu e da influencer Tati Mônico, a “Mamãe Piloto”, que vai compartilhar um pouco da sua jornada pelos céus brasileiros.
Outra atração é o piloto Denis Bianchini, que vai realizar uma palestra sobre sua carreira na aviação. Atualmente, Denis trabalha como comandante de Boeing 737Ng e também está à frente da Editora Bianch, sendo autor de diversos livros de ensino para pilotos.
O cantor cearense Waldonys, também apaixonado pela aviação, fará uma performance aérea no Airventure, que o público poderá conferir ao vivo.
A Vertical Jump, maior Escola de Paraquedismo do Nordeste, promete performance especial para o público presente.
Aeroclube forma pilotos
O Aeroclube, situado em Igarassu, Litoral Norte de Pernambuco, é sede para a Escola de Formação de Pilotos, a principal do Norte / Nordeste. Segundo o presidente, Alfredo Bandeira, anualmente são formados cerca de 100 pilotos no Estado.
“Nosso destaque é o custo mais acessível ao aluno, em relação ao restante do país, e temos um curso de excelência, com pilotos partindo, inclusive, para a aviação comercial”, comenta.
“Recebemos também interessados de estados vizinhos e de outros lugares do Brasil. Estamos atuando na base, com parcerias locais junto a escolas privadas e estaduais, para fomentar a aviação”, revela Bandeira. Ele avisa que a entrada será 1 kg de alimento não perecível. O Aeroclube de Pernambuco fica na PE-014 km 2, 6 – Hangar B4 – SIFC – Cruz de Rebouças, Igarassu.
Leia também:
CEO da Roval revela erros e acertos dos últimos 20 anos em livro
Brisanet alcança 1,25 milhão de clientes no NE, mas reduzirá ritmo de crescimento