Por Rachel Motta*
A capital da Paraíba vai receber novos resorts no polo turístico do Cabo Branco, a reabertura do Hotel Tambaú é aguardada e há uma expectativa para a chegada de cruzeiros ao Porto de Cabedelo neste verão, como informou o secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, durante a Abav Expo, realizada no Rio de Janeiro até esta sexta-feira (29).
A capital paraibana tem 3,5 mil leitos. Localizado em uma área privilegiada de João Pessoa, o Polo Turístico do Cabo Branco está se consolidando. Inserido em uma área de 654 hectares, entre o mar do litoral sul paraibano e o verde da Mata Atlântica e o Parque das Trilhas. Lá, quatro empreendimentos já estão em fase de construção: o Ocean Palace Jampa Eco Beach Resort, o Amado Bio & SPA Hotel, o Tauá Resort João Pessoa e o Acquaí Parks & Resort. O local também vai ter uma via pública de 700 metros de extensão, ligando o Centro de Convenções à praia, com o Boulevard dos Ipês.
Recentemente, o governador do Estado, João Azevêdo, anunciou a construção de mais um empreendimento o Holanda´s Gold Resort Club, que irá ofertar 400 vagas de emprego e um investimento de R$ 200 milhões.
De acordo com o secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, João Pessoa se prepara para ser um exemplo de qualidade no turismo, com investimentos na infraestrutura, na mobilidade urbana, na segurança e em novos pontos turísticos. “Acabou essa história de alta e baixa estação em João Pessoa. Em 2023, não tivemos baixa e sim uma ocupação linear nesses meses. Estamos programando o Play do Verão em toda a orla com lazer, atividades esportivas e culturais para crianças e famílias. Teremos também o Natal dos Sentimentos em dezembro e a semana pré-carnavalesca, que é muito forte na cidade”, afirma.
A secretária executiva da ABIH-PB, Lygia Tavares, diz que a procura pelo Réveillon já é grande. “Temos alguns hotéis que já não têm mais vagas. Será um final de ano com lotação. Em agosto, tivemos uma ocupação boa também, em torno de 64%, superando 59% do ano passado. Se levarmos em conta que na pandemia chegamos a ter 0% de ocupação, gradativamente estamos voltando a colocar a Paraíba em destaque”, assegura. Atualmente, a ABIH-PB possui 43 associados em todo o Estado.
A Paraíba também espera atrair turistas de cruzeiros para as próximas temporadas. “Há pouco mais de 30 dias concluímos a reforma no Porto, o aumento do calado com a dragagem da área em Cabedelo. Já estamos em negociação com empresas para atrair a vinda dos cruzeiros”, comentou o secretário executivo de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Delano Tavares.
Fernando de Noronha, melhor destino de praia
Ainda na Abav, Fernando de Noronha acaba de receber o título de melhor destino de praia do Brasil 2023/2024 de acordo com o ranking realizado a partir da votação de leitores da revista Viagem e Turismo, da editora Abril. O presidente da Empetur, Eduardo Loyo, recebeu o destaque durante cerimônia realizada ontem no Rio de Janeiro. “Esse prêmio reflete, mais uma vez, a beleza natural, a boa infraestrutura, a promoção e a divulgação de Noronha como um sucesso. Isso se deve ao trabalho realizado por todos que fazem o turismo de Pernambuco acontecer, ao ponto de agradar o turista e fazer com que o local seja desejado, cada vez mais, pelos visitantes”, comenta.
O arquipélago também recebeu o reconhecimento com o terceiro lugar de melhor destino de ecoturismo e o segundo lugar de melhor pousada de praia com a Pousada Zé Maria.
A Associação das Pousadas de Fernando de Noronha (APFN) também aproveitou a Abav Expo para realizar um pré-tour com 10 visitas a agências e operadoras de turismo no Rio de Janeiro. “Passamos dois dias em visita a empresas do setor como a Azul Viagens e a Trend. O Sudeste é um mercado prioritário para o arquipélago. Hoje estamos com uma média de 85% de ocupação nas pousadas associadas e nosso foco está nas vendas de pacotes para o Réveillon”, comentou a presidente da entidade, Lúcia Smith, que registrou 92% de ocupação em sua Atobá no mês de setembro, um aumento de 10% em relação ao ano anterior
Fernando de Noronha é um dos atrativos do estande de Pernambuco durante a Abav Expo, realizada até esta sexta-feira, no Rio de Janeiro. Segundo Eduardo Loyo, a Abav é, nacionalmente, a feira mais marcante para o segmento do turismo. “Durante o ano, participamos de diversas feiras e eventos focados em promover Pernambuco como um dos principais destinos do país. A Abav tem um significado importante por ser a maior feira de turismo do País e proporcionar o contato direto com diferentes players de venda de destinos turísticos. Estamos focados em mostrar o que Pernambuco tem de melhor”, conta.
Leia também
Governo federal lança financiamento com juros reduzidos para compra de pacotes turísticos
*Especial para o Movimento Econômico